Rui Costa rebate informação de que Itaipu é usina mais cara e diz que custo é intermediário

O ministro Rui Costa (Casa Civil) negou, nesta terça-feira (30), que o custo de geração de energia da Usina de Itaipu seja o mais caro entre as grandes hidrelétricas do país. A declaração foi dada durante audiência no Senado.

"Itaipu soltou uma nota, eu li a nota, e ela nem é a mais barata de usinas do perfil dela nem de longe é a mais cara. Ela está em uma posição intermediária, eu diria no quartil inferior, do ponto de vista de preço", disse Costa.

"Mas ela é uma estrutura de energia absolutamente necessária. Assim como o Brasil precisa, e precisará ainda, ter outras fontes de energia firmes", afirmou em sessão na Comissão de Infraestrutura. Ele foi chamado para falar do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e comentou sobre Itaipu.

No domingo (28), a 💥️Folha publicou reportagem com base em levantamento da Frente Nacional de Consumidores de Energia que mostra que o custo de geração da usina binacional de Itaipu é o que mais pesa no bolso dos brasileiros.

Na sessão, Costa destacou que o país ainda precisa de produção de energia segura e que, por isso, a geração de energia como a eólica e a solar —que dependem de fatores variáveis— ainda precisa estar atrelada a métodos mais estáveis.

"A energia solar e eólica não é linear, não é segura do ponto de vista da flutuação. Tem vento, mas ele não é uniforme 24 horas por dia. O sol, a partir das 18h, vai embora", disse. "Por isso, a geração de energia como a de Itaipu era e é absolutamente necessária."

Para negar o valor do custo de Itaipu, o ministro citou uma nota publicada por Itaipu em seu site para rebater o levantamento da Frente Nacional de Consumidores de Energia. Sem analisar diretamente os cálculos da entidade, que consideram valores de 2023, Itaipu apresentou e discutiu estimativas para 2024.

O que você está lendo é [Rui Costa rebate informação de que Itaipu é usina mais cara e diz que custo é intermediário].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...