Sob risco de enchente, Porto Alegre fecha as comportas do rio Guaíba

Com a previsão de aumento do nível das águas do rio Guaíba ao longo dos próximos dias, em razão das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, a prefeitura de Porto Alegre deu início na manhã desta quinta-feira (2) à operação de fechamento das comportas da cidade.

Na região central do estado, chuva deixaram 13 mortos e 21 desaparecidos. Há cidades isoladas e a Defesa Civil trabalha no resgate de pessoas.

A determinação do fechamento das comportas foi feita na noite de quarta (1) pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) após análise dos órgãos do CEIC-POA (Centro Integrado de Coordenação de Serviços).

As primeiras das seis comportas a serem fechadas ficam nos armazéns A3 e A4 do porto da cidade.

O nível de alerta para a região do centro histórico é de 2,5 metros, e 3 m para inundação. Às 9h30, a estação hidrológica da Sala de Situação da Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) marcava 2,63 m, com previsão de chegar a 2,7 m em torno das 11h.

A região das ilhas do município devem ser as mais afetadas pelas cheias, já que a inundação nesta região ocorre após o nível do rio atingir 2,2 m.

O coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, alerta que o local está sob risco e a remoção de famílias das zonas de risco do bairro Arquipélago é prioritária.

"É de suma importância que as pessoas compreendam que devem buscar um lugar seguro. Seja a casa de familiares, ou as estruturas da prefeitura", diz. "Já as famílias que estão longe das áreas de risco devem priorizar ficar nas suas residências."

O que você está lendo é [Sob risco de enchente, Porto Alegre fecha as comportas do rio Guaíba].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...