Microsoft faz acordo para bancar geração de energia limpa e alimentar data centers

A Microsoft vai financiar projetos de energia renovável a serem desenvolvidos pela Brookfield Asset Management, em um acordo para honrar os seus compromissos com a energia limpa, enquanto satisfaz a demanda pela inteligência artificial (IA).

O acordo assinado pela gigante de Seattle (EUA) um compromisso de produzir 10,5 gigawatts, o suficiente para abastecer 1,8 milhão de residências. A energia será adicionada às redes de eletricidade que abastecem os datacenters da empresa.

A Brookfield disse que o volume é oito vezes maior do que o maior acordo de compra de eletricidade renovável já feito, entre a empresa de mineração Rio Tinto e uma fazenda solar australiana.

A Microsoft espera que a parceria com a Brookfield ajude a financiar a criação de novas fazendas eólicas e solares a serem construídas entre 2026 e 2030, começando pelos Estados Unidos e pela Europa.

Adicionar 10,5 GW de capacidade custaria mais de US$ 10 bilhões, segundo números recentes do setor.
A corrida por inteligência artificial despertou preocupações com a alta demanda por eletricidade e as emissões de carbono necessárias para colocar essa tecnologia de pé.

A Agência Internacional de Energia diz que até 2026 os datacenters poderiam consumir globalmente mais de 1.000 terawatt-horas de eletricidade, mais do que o dobro dos níveis de 2022, aproximadamente igual ao uso total de eletricidade do Japão.

Leia mais

Os EUA, que abrigam um terço dos datacenters do mundo, passam por um crescimento elevado da demanda de eletricidade pela primeira vez em duas décadas, impulsionado em parte por esses centros de dados.

As previsões de cinco anos para o crescimento da demanda de eletricidade nos EUA quase dobraram no último ano, de 2,6% para 4,7%, de acordo com relatório da companhia Grid Strategies.

Isso tem provocado alarme entre os órgãos de controle de energia, que questionam se as redes elétricas antiquadas podem atender ao aumento do consumo sem atrasar a transição para energias renováveis.

O que você está lendo é [Microsoft faz acordo para bancar geração de energia limpa e alimentar data centers].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...