Governo Tarcísio recua e diz que manterá orçamento de USP, Unicamp e Unesp como está

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recuou e decidiu manter a norma vigente para o orçamento da USP (Universidade de São Paulo), da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) após reação dos reitores das três instituições paulistas.

Uma proposta publicada no Diário Oficial na quinta (2) sugeriu que as prestigiadas universidades, hoje financiadas pelo repasse de 9,57% da quota-parte do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) do estado, teriam que repartir o seu orçamento com outras três faculdades.

A publicação incluía a Faculdade de Medicina de Marília (Famema), a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e a Universidade Virtual do Estado de SP (Univesp), sem detalhar como seria feita a partilha entre as seis.

Na tarde de sexta-feira (3), porém, o governo enviou uma retificação à Assembleia Legislativa de São Paulo, mantendo a redação do trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) que se refere às universidades como está.

A decisão se deu horas após os reitores Carlos Gilberto Carlotti Junior (USP), Pasqual Barretti (Unesp) e Antonio José de Almeida Meirelles (Unicamp) emitiram um comunicado conjunto em que manifestavam sua preocupação com a possível mudança.

"A inclusão de outras três instituições no percentual de 9,57% alocado à USP, à Unesp e à Unicamp altera uma prática vigente desde 1989", afirmaram.

"Nesses 35 anos, a autonomia universitária tem sido decisiva para que as três universidades sirvam, com crescente excelência, a sociedade paulista, com importantes reconhecimentos recentes, como o fato de termos uma universidade entre as cem melhores do mundo", seguiram.

O que você está lendo é [Governo Tarcísio recua e diz que manterá orçamento de USP, Unicamp e Unesp como está].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...