Bolsonarismo assumiu herança malufista em São Paulo, afirma pesquisador

No início de setembro de 2002, Paulo Maluf, então candidato a governador de São Paulo, caminhava pelo varejão da Ceagesp, na capital. Enquanto cumprimentava consumidores e comerciantes, repetiu a promessa pela qual seria lembrado pelas décadas seguintes: se eleito, a Rota iria para a rua.

"A Rota vem, sim, e vem violenta. Vem quente", afirmou, em referência à tropa de elite da Polícia Militar. "Hoje, o policial teme enfrentar bandidos porque pode acabar preso. No meu governo, o soldado terá orgulho de usar farda. Caso reaja a uma agressão em legítima defesa, não será nem mesmo processado", prosseguiu Maluf.

Mais de 20 anos depois, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), pupilo do bolsonarismo, também tem adotado práticas e discursos duros no campo da segurança pública. Sob a gestão do secretário Guilherme Derrite, o número de mortos pela polícia disparou no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao período homólogo.

A alta foi puxada em meio às mortes na Baixada Santista, após o assassinato do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo, durante patrulhamento em uma favela na periferia de Santos. A gestão Tarcísio intensificou a Operação Verão e a polícia matou 56 pessoas na região em poucos meses.

Questionado sobre queixa de algumas entidades ao Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), diante da escalada da violência policial e supostas violações de direitos humanos, Tarcísio respondeu que não estava "nem aí".

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da Justiça, no raio que o parta, que eu não tô nem aí", disse o governador, que desponta como principal candidato do bolsonarismo para as eleições presidenciais de 2026.

O que você está lendo é [Bolsonarismo assumiu herança malufista em São Paulo, afirma pesquisador].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...