Tráfego no Canal do Panamá se recupera da seca causada pelo El Niño, aponta estudo

O tráfego de navios no Canal do Panamá começou a aumentar após uma certa melhora na seca, que cientistas internacionais afirmam ter sido causada pela baixa precipitação ligada ao fenômeno natural do clima El Niño, e não às mudanças climáticas.

Os níveis de água permanecem muito abaixo do normal, no entanto, após as condições secas que deixaram as embarcações incapazes de navegar no canal e causaram enormes interrupções nas cadeias de abastecimento globais.

Em abril, a chegada de navios no canal atingiu 739, em comparação com 1026 no ano anterior. Isso se compara a um mínimo de 692 em fevereiro, de acordo com dados do Marine Traffic, após mais de seis meses de interrupção.

Os níveis de água no Lago Gatún —reservatório alimentado pela chuva usado pelo canal— atingiram níveis recordes em junho do ano passado e permaneceram assim até meados de março deste ano.

A Autoridade do Canal do Panamá foi forçada a restringir a passagem pelo canal, e os navios ficaram em fila por semanas para transitar.

O país é geralmente um dos mais chuvosos do mundo. Na próxima estação chuvosa de maio a dezembro, é esperado que o nível da água do canal suba mais de 2 metros.

Mas no ano passado o El Niño, que envolve o aquecimento da superfície do Oceano Pacífico, causou uma precipitação muito baixa, de acordo com um estudo divulgado esta semana pelo grupo de cientistas World Weather Attribution que examinam padrões climáticos extremos.

A precipitação anual em 2023 foi cerca de um quarto menor em comparação com os níveis normais, e os pesquisadores disseram que foi o terceiro ano mais seco do Panamá. já registrado

O El Niño dobrou a probabilidade da baixa precipitação em 2023, descobriram os pesquisadores, após examinar registros meteorológicos e simular cenários climáticos. Foi o efeito do El Niño responsável pela menor precipitação, e não a atmosfera mais quente causada pelos gases de efeito estufa, concluíram.

O que você está lendo é [Tráfego no Canal do Panamá se recupera da seca causada pelo El Niño, aponta estudo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...