Latam processa aeroporto de Guarulhos por colisões com pássaros

Alvo de incidentes com pássaros, a Latam entrou com uma ação judicial para obrigar a concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos a implantar um plano de ação para espantar as aves do aeródromo.

Na petição, a que a coluna teve acesso, a companhia afirma que GRU Aiport nada fez até o momento para melhorar seu plano de gerenciamento no entorno do pátio e nas pistas.

Por isso, pede à Justiça que responsabilize a GRU Airport pelos incidentes ocorridos em 2023 com a companhia e o condene a implementar, efetivamente, o plano de contingência.

A Latam afirma que houve aumento significativo desses episódios em Guarulhos. Entre janeiro e agosto do ano passado, foram registradas mais de 3 mil colisões com aves.

Usando dados de 2023 do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), a Latam informa à Justiça ter havido 747 colisões, das quais 62 ocorreram em Guarulhos (8% do total). Em 2022, foram 18 incidentes no aeroporto.

"Foram mais de cinco eventos de colisão com aves por mês (!) no aeroporto de Guarulhos em 2023", escreve a companhia na petição. "Isso significa que, em um mês, pode ser que pelo menos cinco aeronaves tenham sido retiradas de operação para revisão, além de voos prejudicados, por mera desídia."

O que você está lendo é [Latam processa aeroporto de Guarulhos por colisões com pássaros].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...