Entenda o risco de gripe aviária a partir de produtos lácteos nos Estados Unidos

Autoridades de saúde alertaram na quarta-feira (1º) sobre o potencial risco de gripe aviária do leite não pasteurizado, embora o risco para o público geral, dizem, seja baixo.

"Continuamos a aconselhar fortemente contra o consumo de leite cru", disse Donald Prater, diretor interino do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada da FDA (agência reguladora de alimentos e medicamentos nos EUA), em uma entrevista coletiva.

O leite cru, mesmo nos melhores momentos, "é um dos alimentos mais arriscados que temos", disse Benjamin Chapman, professor e especialista em segurança alimentar na Universidade Estadual da Carolina do Norte. Mas com casos de gripe aviária detectados em vacas leiteiras, os especialistas em saúde alertam que poderia ser ainda mais arriscado agora.

Quase todo o leite vendido em lojas é pasteurizado, e testes realizados pela FDA até agora mostraram que esse processo inativa o vírus da gripe aviária H5N1.

Se você está consumindo leite ou produtos lácteos pasteurizados, "é certo que o risco é extraordinariamente baixo neste momento", explica Dean Blumberg, chefe de doenças infecciosas pediátricas na UC Davis Health, na Califórnia.

Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar

Por outro lado, o leite cru não é pasteurizado e pode conter agentes infecciosos perigosos. Embora a FDA tenha recomendado há muito tempo que os consumidores evitem bebê-lo, mais de duas dezenas de estados americanos legalizaram a venda de leite cru.

As mesmas bactérias que comumente causam doenças transmitidas por alimentos, como salmonela, ✅Escherichia coli e listeria, podem proliferar no leite cru. Entre 1998 e 2018, pesquisadores associaram mais de 200 surtos, que adoeceram 2.645 pessoas e levaram a 228 hospitalizações, ao leite cru.

Pessoas muito jovens ou muito idosas, grávidas ou com sistemas imunológicos comprometidos têm maior probabilidade de ficar gravemente doentes pelos patógenos no leite cru, disse Darin Detwiler, especialista em segurança alimentar e professor na Faculdade de Estudos Profissionais da Universidade Northeastern.

É possível pegar gripe aviária do leite cru?

Rosemary Sifford, administradora adjunta de serviços veterinários do Departamento de Agricultura, disse na última quarta-feira (1º) que testes encontraram uma "alta carga viral" no leite cru de vaca e que autoridades federais acreditam que a principal forma como o vírus está se espalhando entre as vacas é através do contato com o leite. As agências governamentais continuam a testar amostras de rebanhos afetados, de acordo com a FDA.

Pesquisadores e autoridades de saúde não têm certeza se a gripe aviária pode se espalhar do leite cru para os humanos.

O que você está lendo é [Entenda o risco de gripe aviária a partir de produtos lácteos nos Estados Unidos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...