Componente genético ligado ao Alzheimer é descoberto em estudo

Um estudo liderado por pesquisadores do grupo de Neurobiologia e Demência, do Instituto de Pesquisa Sant Pau, em Barcelona (Espanha), revelou a ocorrência de um gene ligado ao desenvolvimento do Alzheimer.

Na pesquisa, que incluiu mais de 10 mil amostras de pacientes na Europa e cerca de 3.300 cérebros analisados, os cientistas identificaram a presença de duas cópias do gene Apoe4 em 95% dos adultos homozigotos –ou seja, que possuem pares de genes idênticos– com 65 anos ou mais que apresentavam a condição.

Além disso, em 75% dos casos os exames de PET-amiloide, utilizado para detectar a presença de placas da proteína beta-amilóide, ligada à condição, também portavam o gene.

Segundo os autores do estudo, que foi publicado nesta segunda-feira (6) na revista Nature Medicine, cerca de 2% a 3% da população carrega essa condição.

Até então, a presença de um componente do gene era considerada como um fator de risco para o Alzheimer. A presença das duas cópias do gene também indicou o desenvolvimento da doença neurodegenerativa em uma idade mais jovem, indicando que, no futuro, exames que detectem essa variante podem ajudar no diagnóstico precoce.

Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar

"Agora, sabemos que quase todos os indivíduos que carregam duas cópias desse gene apresentam os sintomas de Alzheimer", disse Juan Fortea, primeiro autor do estudo e diretor da Unidade de Memória do serviço de Neurologia do instituto catalão.

"Isso significa que uma parcela significativa da população, até 3%, possui uma variante que é próxima da sua versão genética hereditária [que corresponde a cerca de 10% de todos os casos de Alzheimer], não apenas um fator de risco para a doença", completa o médico.

Para os autores, a detecção precoce pode, inclusive, apontar novos caminhos para o desenvolvimento de drogas que combatam os sintomas da doença —por exemplo, reduzindo a formação das placas cerebrais que levam ao declínio cognitivo.

O que você está lendo é [Componente genético ligado ao Alzheimer é descoberto em estudo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...