Robot-minhoca pode vir a fazer a diferença no futuro da manutenção aeronáutica - Mul

O Sensiworm usa os seus “pés de ventosa” e reduzida dimensão para chegar aos lugares mais reservados de um motor a jato, comando à distância pelas equipas técnicas e a partilhar imagem em tempo real. Robot-minhoca pode vir a fazer a diferença no futuro da manutenção aeronáutica GE Aeronautics

A 💥️GE Aerospace demonstrou os resultados de um projeto que tem vindo a realizar para encontrar 💥️soluções menos intrusivas, mas tão ou mais eficientes e fiáveis que as atuais, para a fazer a 💥️manutenção dos motores de aeronaves.

Um 💥️pequeno robot com aspeto de minhoca é a estrela da experiência, que lançou as bases para um💥️ instrumento de apoio às equipas humanas, e a outras tecnologias já usadas para estes fins, que no futuro pode ajudar a acelerar processos de manutenção e reparação em aeronaves.

O 💥️Sensiworm (Soft ElectroNics Skin-Innervated Robotic Worm) é apresentado pela equipa do projeto como um💥️ par adicional de olhos e ouvidos para as equipas técnicas que têm de inspecionar as aeronaves.

Como refere a empresa, o 💥️mesmo tipo de tecnologia já é também usado noutras áreas, como a da saúde, para apoiar alguns procedimentos tornando-os menos invasivos e mais rápidos. É o que se pretende fazer aqui, com um💥️ instrumento que pode levar os técnicos a diferentes partes do motor de uma aeronave virtualmente. Fazendo-o de forma mais rápida, também permitirá que o tempo de paragem das aeronaves para manutenção ou reparação seja menor.

O 💥️Sensiworm é comandado à distância por operadores. Consegue sentir e evitar obstáculos e mover-se com facilidade em superfícies que outros instrumentos eletrónicos já usados pelas equipas para 💥️verificar alguns pontos de difícil acesso não conseguem, por causa da gravidade. Os “pés de ventosa” do Sensiworm dão-lhe vantagem também aqui.

"Com o seu design flexível pode inspecionar cada centímetro de um motor a jato, transmitindo vídeo em direto e dados em tempo real sobre o estado das peças que os operadores normalmente verificam", explica a GE.

O robot foi💥️ desenvolvido no âmbito de um programa de investigação com financiamento público, do exército dos Estados Unidos, e privado, orientado para a inovação na área da 💥️eletrónica flexível. A iniciativa chama-se SEMI Flex Tech.

"Atualmente, as nossas demonstrações têm-se centrado principalmente na inspeção de motores", explica Deepak Trivedi, engenheiro principal de robótica da GE Aerospace Research, "mas 💥️estamos a desenvolver novas capacidades que permitirão a estes robôs executar reparações quando encontrarem um defeito".

O que você está lendo é [Robot-minhoca pode vir a fazer a diferença no futuro da manutenção aeronáutica - Mul].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...