Entre escândalos e perdas, 2023 trouxe avanços na regulação das criptomoedas e oportu

Despedimentos, ecos do colapso da FTX, Binance na mira da Justiça norte-americana e perdas causadas por ataques e fraudes voltaram a abalar a confiança. Mas nem tudo está perdido. Entre escândalos e perdas, 2023 trouxe avanços na regulação das criptomoedas e oportunidades na Web3 Physical cryptocurrencies gold coins, Bitcoin Freepik | frimufilms

2022 marcou a chegada do “criptoinverno”. 💥️Um ano depois, em dezembro de 2023, a Bitcoin conseguiu ultrapassar a marca dos 44.000 dólares. O valor está longe dos máximos atingidos em 2023, 💥️mas poderá ser um sinal de recuperação para o mundo das criptomoedas após um ano complicado, com escândalos e momentos que abalaram a confiança no ecossistema.

Ainda no início do ano, 💥️a onda de despedimentos nas tecnológicas também chegou às empresas do sector cripto. 💥️Só nos primeiros dois meses de 2023, mais de 2.000 postos de trabalho foram afetados por cortes em empresas como Coinbase, Crypto.com, Blockchain.com, ou Chainalysis, como noticiado pela Fortune e Bloomberg.

Fundador da FTX considerado culpado. Pena está por definir, mas deve ser longa

Ver artigo

💥️Os ecos do escândalo da FTX continuaram em 2023, com Sam Bankman-Fried a ser declarado culpado no julgamento que avaliou as acusações de fraude e lavagem de dinheiro que recaiam sobre o fundador da plataforma.

💥️A sentença só será conhecida a 28 de março de 2024 e, embora os crimes pelos quais foi condenado perfaçam 110 anos de prisão, não se espera que a decisão final seja a da pena máxima.

Mas Sam Bankman-Fried não foi o único a enfrentar a Justiça. 💥️Changpeng Zhao, fundador da rival Binance, declarou-se culpado de acusações de violação das regras contra branqueamento de capitais nos Estados Unidos, no seguimento de uma longa investigação levada a cabo por agências do governo norte-americano.

Como parte de um acordo de mais de 4 mil milhões de dólares com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, 💥️Changpeng Zhao renunciou ao cargo de CEO da Binance, comprometendo-se também a pagar 50 milhões de dólares, avançou a Reuters.

💥️Em 2023, o ecossistema cripto e DeFi registou perdas de 1,8 mil milhões de dólares devido a fraudes e ataques, segundo dados do mais recente relatório da Immunefi. Novembro foi o mês em que mais perdas se registaram, totalizando mais de 343 milhões de dólares.

Ataques ao ecossistema Cripto e DeFi causam perdas superiores a 343 milhões de dólares em novembro

Ver artigo

💥️O valor representa uma descida de 54% em comparação com 2022, ano em que as perdas ascenderam a 3,9 mil milhões de dólares. 💥️No entanto, o número de incidentes registados aumentou, passando de 168 em 2022 para 319 este ano.

De acordo com os especialistas, 💥️a maioria das perdas, que rondam 1,6 mil milhões de dólares, resultou de ataques, em particular a plataformas DeFi, com 247 incidentes. Os casos de fraudes totalizaram 110 incidentes, com perdas de 103 milhões de dólares.

Avanços na regulação e novas oportunidades

💥️Mas o ano de 2023 não foi só de escândalos e perdas. 💥️Na Europa, por exemplo, houve espaço para avanços legislativos na regulação dos criptoativos. Em abril, o Parlamento Europeu deu “luz verde” ao regulamento MiCA (Markets in Crypto Assets) e, em maio, o processo legislativo ficou completo com a adoção do quadro regulamentar pelo Conselho da União Europeia.

O regulamento foi publicado em junho no Diário Oficial da UE, entrando em vigor 20 dias depois. 💥️Embora só comece a ser aplicado a partir do dia 30 de dezembro de 2024, algumas regras serão implementadas mais cedo, em junho desse ano.

MiCA entrou em vigor. O que precisa de saber sobre o regulamento para o mercado de criptoativos na UE?

Ver artigo

💥️Em 2023 surgiram novos projetos de criptomoedas, incluindo da Worldcoin, um dos projetos de Sam Altman da OpenAI, que ainda antes tinha anunciado a integração da portuguesa Talent Protocol, da área da Web3, no World ID, o “passaporte” digital feito para distinguir entre humanos e bots online.

Este ano, 💥️várias empresas, entidades e até personalidades continuaram a apostar em NFTs e na criação de experiências Web3: do primeiro cripto-selo dos CTT às soluções da Salesforce, passando pela aposta do BPI nas tecnologias associadas à Web3, sem esquecer a carreira de Quim Barreiros “eternizada” na Blockchain.

Os domínios NFT, suportados na Blockchain, ganharam popularidade, seja para projetos de ativos digitais, ou em outras áreas, e o mais caro, o paradigm.eth, foi vendido por 1,5 milhões de dólares.

💥️O panorama da Web3 em Portugal está a crescer, como mostram dados compilados pela LayerX e Masperblox, e são várias as empresas que o compõem, de áreas tão variadas quanto finanças, saúde, entretenimento e muito mais.

Portugal | Web3 Ecosystem créditos: LayerX / Masperblox

Embora a inteligência artificial tenha ganho a maioria do protagonismo em 2023, 💥️o entusiasmo pela Web3 ainda não morreu e o tema continuou a ter algum destaque nas grandes conferências ao longo deste ano, incluindo no Web Summit em Lisboa, com sessões dedicadas a domínios NFT, segurança e até sobre o impacto no gaming.

💥️Este artigo faz parte do Especial de análise das notícias e tendências de 2023 no mundo da tecnologia. Acompanhe ao longo da semana os artigos publicados pela equipa do ysoke TEK e a opinião exclusiva de especialistas do sector.

O que você está lendo é [Entre escândalos e perdas, 2023 trouxe avanços na regulação das criptomoedas e oportu].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...