Estúdios voltam a ser independentes depois de vaga de despedimentos da Microsoft Xbox e Embracer - Negócio

A Toys for Bob era um dos estúdios que suportava a produção de Call of Duty. A Saber Interative também entrou em acordo com o Grupo Embrancer para se tornar independente. Estúdios voltam a ser independentes depois de vaga de despedimentos da Microsoft Xbox e Embracer

A indústria do gaming tem sofrido fortes abalos nestes dois primeiros meses do ano, com despedimentos coletivos de grande escala. A Electronic Arts foi a mais recente editora a anunciar a saída de 650 colaboradores e ainda esta a semana também a Sony procedeu a uma restrutura afetando diversos estúdios, incluindo o encerramento da PlayStation London Studios. 💥️Mas foi a Microsoft quem procedeu à maior vaga de despedimentos, subtraindo 1.900 funcionários entre a Xbox, mas sobretudo na Activision Blizzard.

As grandes editoras parecem continuar a ajustar-se à nova realidade, mas nem sempre isso está a significar mais despedimentos. Os estúdios dos grandes grupos começam a organizar-se para assumirem a sua independência e seguirem um novo rumo. 💥️Exemplo disso é a Toys for Bob, um dos estúdios mais antigos do seio da Activision, a criadora do universo Skylanders, baseado em Spyro the Dragon, mas que nos últimos anos devia funções entre o suporte a Call of Duty e os jogos Crash Bandicoot. Este ainda é um dos estúdios com ligações aos primórdios da indústria, quando nos anos 1980 lançaram clássicos como Star Control.

Toys for Bob Créditos: Toys for Bob

Em comunicado, a produtora mostrou-se entusiasmada por voltar às raízes e tornar-se um estúdio independente. 💥️Segundo a mesma, não só a sua antiga casa-mãe Activision como a Microsoft mostraram suporte nesta direção, como já segurou um acordo de parceria com a dona da Xbox para os projetos que tem na calha para o futuro. “A nossa equipa está muito excitada para desenvolver novas histórias, personagens e experiências de jogabilidade”, prometendo anúncios para breve.

Microsoft despede 1.900 trabalhadores da divisão Xbox e Activision Blizzard

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Esta não foi a única manobra de “divórcio” na indústria. A Saber Interactive é uma pequena gigante, dentro de um colosso que é o Grupo Embracer. Os ajustes nos seus estúdios têm levado a vagas de despedimentos, mas a Saber Interactive conseguiu negociar a sua saída do grupo. Segundo avança a Bloomberg, a 💥️Saber Interactive assegurou o investimento de 500 milhões de dólares de um grupo privado para comprar o estúdio. A Saber passaria a ser uma empresa privada, com cerca de 3.500 trabalhadores.

A Saber Interactive está atualmente a desenvolver o remake de Star Wars: The Knights of the Old Republic, um original da BioWare. 💥️A empresa é também conhecida por produzir a série Snowrunner e o jogo de ação com zombies World War Z. O estúdio tem operações em diversos países no mundo, incluindo Portugal. A aquisição da Saber Interactive custou à Embracer 525 milhões de dólares em 2023. Nesse período foram adquiridas 27 empresas.

A falha de um acordo de parceria entre a Embracer e um grupo financiado por capitais da Arábia Saudita avaliado em 2 mil milhões de dólares, obrigou a empresa a repensar a sua posição na indústria. 💥️Nos últimos meses tem fechado estúdios, cancelado projetos e ainda deverá continuar a vender alguns dos seus estúdios. Um dos seus maiores nomes é a Gearbox Entertainment, conhecida pela série Borderlands, produtora que também deverá sair do grupo, segundo as palavras do seu CEO, Randy Pitchford.

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