Picada de inseto pode matar; como reconhecer se é alérgico a ataques

Picada de inseto pode matar; como reconhecer se você é alérgico a 'ataques' Reação a mordida de pernilongo em geral some depois de alguns dias - iStock

Colaboração para o VivaBem

08/08/2023 04h00

💥️Abelhas, vespas e formigas podem matar

Formigas - iStock - iStock

Picadas de formiga também podem ser perigosas

💥️Formigas também são perigosas. Elas fazem parte do mesmo grupo desses insetos (himenópteros). Todos desenvolvem algum grau de reação, como irritativa e de inflamação local, porém menos de 5% da população é realmente alérgica.

💥️Pernilongos provocam irritação local

💥️Como agem os pernilongos. Os pernilongos, ao se alimentarem do sangue humano, injetam saliva contendo substâncias que, embora raramente ofereçam risco de vida por anafilaxia, provocam efeitos irritativos.

💥️Ação local. Em geral, 20 minutos após a mordida do mosquito forma-se uma bolinha avermelhada na pele que coça, incha e endurece. Na maioria das vezes, depois de dois ou três dias ela some sozinha.

💥️Crianças pequenas têm as reações mais dramáticas. Elas podem apresentar inchaços grandes acompanhados de febre baixa, equimoses e bolhas que frequentemente são confundidas com celulite e acabam servindo como porta de entrada para bactérias. Felizmente esse tipo de reação tende a melhorar com a idade.

💥️Outro tipo de manifestação de hipersensibilidade comum causada por pernilongos é a urticária, na qual pequenas bolinhas vermelhas se formam pelo corpo em resposta a uma mordida, dando a impressão que a pele foi atacada diversas vezes. Com o tempo, as lesões que vão e voltam tornam-se mais duras, escoriadas e frequentemente deixam cicatrizes escurecidas.

💥️Testes e tratamentos

💥️O único jeito de alguém descobrir se é alérgico ou não a insetos é se for vítima deles, pois testes só são aplicados em quem já sofreu algum tipo de reação.

💥️O médico pode pedir um teste cutâneo e exames de sangue complementares, além de investigar o histórico dos sintomas. O primeiro experimento busca provar se a pele em contato com material injetado pelo inseto é realmente sensível a ele, enquanto o segundo aponta os níveis de uma proteína produzida pelo corpo em contato com os alérgenos.

💥️Sendo o resultado positivo, pode-se tentar o uso de vacinas com alérgenos, na esperança de tornar o organismo imune aos efeitos de picadas e mordidas. Porém, cabe ao médico tomar a decisão, principalmente porque há riscos ao paciente no momento da aplicação.

💥️Em casos de reação alérgica severa e imediata, com risco de anafilaxia, a pessoa precisa ser levada urgentemente ao hospital para receber atendimento. Quem já apresentou uma anafilaxia após picada de abelha, formiga ou vespa tem mais de 50% de chance de apresentar quadro semelhante em picada futura. É preciso passar por um especialista para aprender a agir nessas situações e saber se deve ou não portar adrenalina autoinjetável, que é capaz de evitar a morte por reação anafilática.

💥️Compressas e limpeza. Em situações menos graves, que se limitam a inchaços vermelhos e endurecidos restritos ao local do ataque, o que se pode fazer é lavar a área com água e sabonete, aplicar compressas frias sobre os edemas, se hidratar bastante e tomar um antialérgico e um anti-inflamatório. O uso de medicamentos e pomadas com corticoides também reduz a reação local e a coceira.

💥️Fontes: Edimilson Migowski, infectologista da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Jéssica de Araújo Isaias Miller, pesquisadora do Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Brianna Nicoletti, médica especialista em alergia e imunologia do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo; Ana Carolina Rozalem Reali, pediatra, alergista e imunologista pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

O que você está lendo é [Picada de inseto pode matar; como reconhecer se é alérgico a ataques].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...