Em caso raro, menino tem dois tipos de leishmaniose ao mesmo tempo; entenda VivaBem

À esquerda, cultura de parasitas da espécie Crithidia sp LVH60A; à direita, cultura in vitro da espécie Leishmania infantum  - Luana Rogerio/UFSCar

Julia Moióli

Da Agência Fapesp

05/08/2023 15h44

relatado recentemente por pesquisadores da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) na revista científica ✅International Journal of Infectious Diseases.

Financiado pela Fapesp, o trabalho chama atenção para novos aspectos de uma doença que avança por todo o país. O paciente é uma criança do sexo masculino e foi atendido no hospital vinculado à UFS (Universidade Federal de Sergipe).

O menino estava infectado pelo protozoário ✅Leishmania infantum, causador de leishmaniose visceral, e por outro parasita do gênero ✅Crithidia de espécie ainda não confirmada, que provoca sintomas semelhantes ao da leishmaniose, em alguns casos mais graves.

💥️Nas Américas, o Brasil é o país mais afetado pela leishmaniose visceral, tendo como principal agente a ✅Leishmania infantum.

A doença pode ser letal se não for diagnosticada ou tratada corretamente. Entre os sintomas clássicos estão febre, aumento do baço e do fígado e diminuição de todos os tipos de células sanguíneas (pancitopenia).

Nos últimos anos, com o avanço da genômica, pesquisadores passaram a observar que pacientes com leishmaniose podem estar coinfectados por outras espécies de tripanossomatídeos além de ✅Leishmania, como as dos gêneros ✅Leptomonas e ✅Crithidia, que, a princípio, não causam doenças no ser humano, ou ✅Trypanosoma (grupo de protozoários que inclui o causador da doença de Chagas).

Geralmente associados a pessoas com o sistema imunológico comprometido, casos como esses passaram a ser observados também em pessoas sem comprometimento da imunidade.

💥️Entenda

www.ijidonline.com/article/S1201-9712(23)00563-5/fulltext.

O que você está lendo é [Em caso raro, menino tem dois tipos de leishmaniose ao mesmo tempo; entenda VivaBem].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...