Brasileiros usam antidepressivos sem acompanhamento contínuo, sugere estudo VivaBem

Brasileiros usam antidepressivos sem acompanhamento contínuo, sugere estudo Getty Images/Istock

Do VivaBem, em São Paulo

05/08/2023 13h35

De acordo com o relatório, estes são os grupos que mais relataram usar medicação de uso contínuo para questões de saúde mental:

💥️Quais são as principais preocupações relacionadas à saúde mental?

💥️A principal preocupação dos brasileiros é com a falta de dinheiro: 88% declaram ter ficado preocupados com a situação financeira durante as últimas duas semanas.

Além disso, para 6 em cada 10, essa preocupação tem ocorrido com frequência, o que está associado a resultados de saúde mental inferiores.

Os pesquisadores aplicaram um questionário usado a nível internacional em avaliações de saúde mental e criaram o Índice Instituto Cactus-Atlas de Saúde Mental (iCASM), que analisa aspectos, hábitos e situações que refletem a saúde mental dos brasileiros.

O índice é calculado em uma escala entre 0 e 1.000 pontos (de péssimo a excelente) e representa a média simples dos resultados.

No caso de pessoas que se preocuparam três vezes ou mais com a situação financeira nas últimas duas semanas, o iCASM, por exemplo, foi de 531. Já aqueles que não se preocuparam nenhuma vez com isso tiveram um índice de 805. A média populacional quando o assunto é preocupação com dinheiro é de 635.

"Tais resultados reforçam a importância de políticas públicas e ações que trabalhem questões de trabalho e renda intersetorialmente, como partes fundamentais e integrantes das políticas de saúde mental", diz o relatório.

💥️Quais são os grupos que mais têm problemas de saúde mental no país?

As populações com pontuações mais baixas de saúde mental, segundo o estudo, são:

O que você está lendo é [Brasileiros usam antidepressivos sem acompanhamento contínuo, sugere estudo VivaBem].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...