A violência policial é uma violência à saúde mental das pessoas negras VivaBem

31.jul.2023 | Guarujá (SP) | Movimentação de policiais militares na Vila Baiana, onde suspeito foi morto por policiais - Danilo Verpa/Folhapress

só para assinantes

Lucas Veiga

Os efeitos desses episódios na saúde mental das pessoas negras são muito nocivos, podendo desencadear quadros de depressão, ansiedade, transtorno do estresse pós-traumático, entre outros.

Se uma pessoa é violentada nos seus direitos e na sua dignidade simplesmente por ter a cor da pele que tem, ter os traços que tem, a pessoa pode internalizar essa violência que está sendo projetada sobre ela e desenvolver um quadro de negação a si mesma, baixa autoestima e insegurança.

Em se tratando da violência policial especificamente, o psiquiatra Frantz Fanon diz que cabe à polícia "levar violência para as casas e para os cérebros" das pessoas negras com o fim de mantê-las reféns à ordem vigente que as oprime. A violência policial é uma violência também à saúde mental das pessoas que vivem nos territórios periféricos. O medo de que a qualquer momento sua vida e a das pessoas que você ama estarão em risco produz uma sensação de ansiedade constante, que se desdobra em insônia, alterações no apetite e até mesmo intensifica casos de hipertensão.

A justificativa usada pela polícia de que estaria tentando combater o tráfico de drogas já não pode mais ser sustentada, até porque já faz anos que essa justificativa vem sendo usada, pessoas negras sendo assassinadas e o tráfico, que não começa e não termina nas comunidades, segue seu fluxo.

É fundamental que pessoas que tenham passado por experiências de violência racial e policial consigam falar dessa situação com outras pessoas, denunciar, dar palavra para os sentimentos, angústias e preocupações. É uma ferramenta de cuidado importante que as comunidades já lançam mão por meio de iniciativas coletivas de comunicação como jornais e redes sociais da própria comunidade. Além disso, receber atendimento por parte de profissionais de saúde mental da rede do território pode ser muito importante no acolhimento a quadros clínicos mais delicados.

O que você está lendo é [A violência policial é uma violência à saúde mental das pessoas negras VivaBem].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...