Lula vai à COP27: O que é esse evento e qual importância dele?

Anualmente, desde 1995, um evento reúne 197 países para falar de um assunto só: o clima. Este ano a Cúpula das Nações Unidas para o Clima (COP) será realizada na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, entre os dias 6 e 18 de novembro.

Na edição deste ano, uma grande novidade para o Brasil: é esperado que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncie quem será o responsável pelo Ministério do Meio Ambiente.

Relacionadas

Mas, afinal, qual a importância da COP? Para entender sobre o assunto, a 💥️Ecoa conversou com a socióloga e especialista em políticas públicas e relações internacionais Adriana Erthal Abdenur.

O que é e como a COP surgiu?

Há exatos 30 anos, em 1992, no Rio de Janeiro, acontecia a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a ECO-92, com a participação de 175 países.

Nos anos 90, o debate climático já fazia parte da agenda política mundial. Uma das principais preocupações naquele momento era de como os países teriam acesso financeiro e tecnológico para atingir as expectativas de um desenvolvimento social e econômico sustentável.

COP 25 (Cúpula do Clima das Nações Unidas), em Madri, Espanha - Ricardo Rubio/Europa Press via Getty Images - Ricardo Rubio/Europa Press via Getty Images Estande do Brasil na COP 26, patrocinado pelo agronegócio - Jamil Chade/ysoke - Jamil Chade/UOL Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser aplicados pelas nações.

Mesmo com a criação e projeção de novas metas e tentativas em direção à descarbonização, as lideranças presentes na Conferência do Clima precisam encarar o contexto global.

"O principal objetivo dessa COP é fortalecer a implementação do que já foi negociado no passado, porém há muita incerteza em torno disso porque muitos países estão, digamos, distraídos com outras questões no cenário internacional". Como, por exemplo, a guerra da Rússia com a Ucrânia e a rivalidade geopolítica entre Estados Unidos e China, explica Adriana.

Na ONU, 175 países assinam Acordo de Paris sobre mudanças climáticas - Brendan McDermid/Reuters - Brendan McDermid/Reuters Txai Suruí discursa na COP26  - Reprodução - Reprodução segundo a coluna de Jamil Chade no ysoke, na semana passada o Programa da ONU para Meio Ambiente publicou seu informe anual sobre emissões. Nele, a organização revelou que o governo de Bolsonaro vai na direção contrária no que se refere ao combate às mudanças climáticas.

Por esse motivo, há grande expectativa com a presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O convite veio diretamente do presidente do Egito, presidente Abdel Fattah el-Sisi, assim que soube da vitória do candidato na eleição do último domingo (30).

"O Lula foi convidado porque existe uma grande expectativa por parte de outros países, tanto países em desenvolvimento, quanto países ricos, de que ele irá recolocar o Brasil como o ator propositivo no cenário internacional, inclusive nas discussões sobre clima", comenta a especialista em relações internacionais Adriana Abdenur.

Devido ao atual cenário do Brasil em relação às políticas climáticas, ambientalistas e movimentos sociais pediram a Lula para que ele indique o Brasil, durante a COP27, para sediar a COP30 de 2025. Há expectativa e otimismo a respeito disso.

O que você está lendo é [Lula vai à COP27: O que é esse evento e qual importância dele?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...