Proposta do MEC para o Ensino Médio reverte principais esculhambações

São duas as indicações centrais apresentadas na 2a feira (7) pelo ministro Camilo Santana (PT). A primeira é a recomendação de que a Formação Geral Básica — a dos componentes curriculares tradicionais, como Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, História e Geografia — passe das atuais 1.800 horas para 2.400 horas. Sociologia, Filosofia e Educação Digital também passariam a compor esse time.

A carga, que corresponde ao espaço que essas disciplinas tinham antes da reforma, atende aos pedidos das entidades estudantis, de professores e dos movimentos sociais. Sofreu influência de documento gestado na Faculdade de Educação da USP e representou uma vitória em relação a entidades ligadas ao campo empresarial, como o Movimento Todos pela Educação, e o Consed, órgão que reúne os secretários de educação estaduais, que sugeriam 2.100 horas para o núcleo básico. Na "guerra das 300 horas", venceu a proposta que fortalece as matérias já consolidadas.

Na prática, as matérias tradicionais recebem de volta o total de horas que haviam perdido para as disciplinas optativas - reduzidas agora à metade da carga, de 1.200 para 600 horas -, alvos de críticas de docentes e estudantes pela falta de consistência e ausência de profissionais para ministrá-las. MEC e Consed vão definir diretrizes para as optativas. Espera-se que matérias exóticas como "brigadeiro caseiro" e "o que rola por aí" sumam do mapa.

Outra indicação importante é a proibição da oferta de educação a distância de qualquer componente do núcleo básico. Tanto na pandemia quanto na fase inicial da reforma, as experiências com a modalidade on-line foram desastrosas por qualquer métrica que se olhe, da baixa presença nas aulas aos níveis sofríveis de aprendizagem. Correção importante para uma falsa saída que só tem beneficiado os fornecedores de tecnologias educacionais. O EaD segue valendo para as optativas.

Mais sinais apontam no sentido correto:

💥️*

Um fazendeiro excêntrico cria um safári africano, uma cidade famosa por seus caixões? Em "💥️OESTE", nova série em vídeos do YSOKE, você descobre estas e outras histórias inacreditáveis que transformam o Centro-Oeste brasileiro. Assista:

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Proposta do MEC para o Ensino Médio reverte principais esculhambações].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...