Molusco do Ano será eleito na Alemanha e pode gerar descoberta inédita

A corrida pelo título de Molusco do Ano está chegando ao fim para os cinco finalistas, que rastejam há duas semanas sem saber que estão concorrendo ao prêmio de molusco mais bonito do ano que passou.

Os moluscos existem há mais de 500 milhões de anos e, depois dos insetos, representam a subdivisão animal mais populosa do planeta. Mas nem sempre recebem a atenção merecida.

Relacionadas

"De todos os invertebrados, os moluscos são os mais apreciados pelo homem, mas, curiosamente, são deixados de lado nas pesquisas genéticas", afirma a diretora do laboratório de Loewe, Carola Greve.

Todos eles têm uma cabeça, um intestino e um pé musculoso que permite o deslocamento.

O abalone chileno, por exemplo, é um predador de topo de cadeia. Ou seja, é como um leão nas savanas africanas ou a onça-pintada no Pantanal. Ele vive em comunidades de moluscos responsáveis por manter o equilíbrio ecológico das águas que banham o Chile. Além disso, são fontes importantes de vitaminas para pescadores artesanais há mais de 5 mil anos.

💥️Votação

A votação é organizada há dois anos por um centro de estudos de biodiversidade genômica (LOEWE) com sede em Frankfurt, na Alemanha.

Das mais de 85.000 espécies de moluscos conhecidas no mundo "que incluem caracóis terrestres e marinhos, lesmas e ostras", apenas algumas foram para a reta final, que tem sido votada pelo público desde 1º de março.

O ganhador do ano passado foi o caracol pintado cubano (✅Polymita picta).

Este ano, os finalistas são: o abalone chileno conhecido como "loco" (✅Concholepas concholepas), a lesma-leopardo (✅Limax maximus), um caracol marinho (sem concha) conhecido como ✅Micromelo undatus, uma ostra gigante que vive em grandes profundidades (✅Neopycnodonte zibrowii) e uma lesma marinha com chifres (✅Hermissenda crassicornis).

O vencedor do concurso terá seu DNA mapeado.

"Sequenciar o genoma [do abalone chileno] pode abrir portas para a descoberta de novas moléculas capazes de lutar contra doenças dos humanos no futuro", acrescenta o pesquisador chileno Antonio Baeza.

Com informações da AFP

O que você está lendo é [Molusco do Ano será eleito na Alemanha e pode gerar descoberta inédita].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...