Papo Preto #118: Negros e indígenas na produção de conhecimento

Neste episódio de Papo Preto, Setela Diogo conversa com Thales Vieira, coordenador executivo do Observatório da Branquitude sobre o filme 'Nenhum saber para trás'. O filme questiona a desigualdade racial na hierarquia de saberes e na produção do conhecimento. Ele fala sobre a importância de propor a valorização da contribuição dos negros e indígenas na produção de conhecimento.

O documentário traz um debate entre Cida Bento, psicóloga, ativista e fundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT-SP), e Daniel Munduruku, escritor, professor e ativista indígena sobre a compreensão do papel da ciência.

Thales Vieira conta que o filme colocou uma intelectual negra e um intelectual indígena dentro da Faculdade de Direito da USP e que essa escolha está cheia de simbologias. "A faculdade de Direito da USP é uma faculdade que, no seu interior, trabalha muito forte a questão da memória. Todas as salas homenageia alguém. Mas ela é exclusivamente branca, porque negros e indígenas não tinham acesso àquele espaço" 💥️(a partir de 05:10 do arquivo acima).

Papo Preto no canal do no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.

O que você está lendo é [Papo Preto #118: Negros e indígenas na produção de conhecimento].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...