Escolhida sede da COP30, periferia de Belém fez COP própria em fevereiro

O encontro começou a tomar forma dentro de outro projeto do coletivo Gueto Hub, que nasceu e trabalha a partir do bairro de Jurunas, uma das periferias da cidade. Ruth Nayane, que faz parte do coletivo, explica que a ideia inicial era se concentrar nos desafios daquela região, por isso COP das Baixadas, mas a ideia fez sentido para muitas pessoas de outros cantos e ganhou a dimensão que ganhou: mais de 400 pessoas estiveram nos momentos presenciais.

"Percebemos que a maioria das pessoas ainda vê a crise climática na Amazônia como algo distante de sua realidade", explica Ruth, para quem existem dois grandes desafios: "Nosso trabalho é explicar que elas já estão sendo afetadas por tudo isso, todos os dias. Além de fazer toda a linguagem técnica sobre o assunto ficar mais acessível".

A COP das Baixadas falou sobre direito à cidade, comunicação e clima e sociedade. A preocupação, o tempo todo: ligar a conversa à vida dos moradores e moradoras de Belém, especialmente das periferias. Outro grande cuidado foi trazer as juventudes para dentro da discussão.

2 - Mario Costa/Negritar - Mario Costa/Negritar 1 - Isabelle Ferreira/Negritar - Isabelle Ferreira/Negritar

As periferias e favelas do Brasil fazem acontecer conversas urgentes e poderosas como essa todos os dias. Nem todo mundo fica sabendo. É necessário apoiar pessoas e coletivos para que a COP 30 seja um marco na história da discussão climática mundial. E isso passa, diretamente, por criar condições econômicas e financeiras para que essas populações protagonizem esse momento.

"O financiamento de projetos assim é muito difícil para a região norte", Ruth chama a atenção. "Os acessos e o apoio financeiro ainda estão concentrados no sudeste. A maioria dos ativistas da nossa cidade vive numa correria infinita, se dividindo entre os seus empregos e ocupar os espaços de debate sobre o tema", explica.

O conteúdo da COP das Baixadas está disponível na íntegra no canal coletivo do Telas em Movimento no Youtube e pode ser acessado aqui.

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo

https://www.instagram.com/ecoa_uol/

https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Escolhida sede da COP30, periferia de Belém fez COP própria em fevereiro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...