Renato Freitas: Esquerda é racista porque não quer arriscar perder votos

O deputado também relembrou a falta de apoio do Partido dos Trabalhadores após o episódio da manifestação realizada dentro da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos contra o assassinato do congolês Moïse Kabagambe e de Durval Teófilo Filho, mortos em episódios de racismo.

O protesto lhe rendeu a cassação do mandato de vereador, restituído após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). "O PT emitiu uma carta na época dizendo que eu devia desculpas ao partido", diz.

Mesmo sendo reconhecido como um deputado combativo e polêmico, Renato acredita na construção de uma "democracia de verdade" e vê nos movimentos populares uma saída para a construção de uma nova realidade.

Em entrevista exclusiva a 💥️Ecoa, o deputado falou sobre racismo, segurança pública, educação e a esperança que surge a partir do trabalho de base dentro das comunidades e periferias do Brasil.

STF devolveu o mandato a Renato Freitas, quando ele era vereador, por concluir que cassação havia sido resultado de racismo.  - STF devolveu o mandato a Renato Freitas, quando ele era vereador, por concluir que cassação havia sido resultado de racismo - STF devolveu o mandato a Renato Freitas, quando ele era vereador, por concluir que cassação havia sido resultado de racismo Renato Freitas, deputado estadual eleito no Paraná - Theo Marques / Colaboração para o - Theo Marques / Colaboração para o O deputado Renato Freitas -  Rodrigo Fonseca/CMC -  Rodrigo Fonseca/CMC

💥️Renato Freitas: O fascismo não começa dentro das universidades, das instituições, dos grandes centros ou dos bairros nobres.💥O fascismo começa nas periferias. Como, por exemplo, quando as milícias dominam territórios, controlando pessoas, instigando à discórdia e o conflito. E a periferia cria um estado de exceção para dar conta do fascismo.

E é lá, nesse lugar, que o gérmen da democracia precisa ser regado. Movimentos como o Mães de Maio, Mães da Maré, movimentos populares que denunciam o autoritarismo. Há uma série de medidas de uma política democrática que tem iniciativa na periferia, que é onde o fascismo de fato cresceu.

💥O fascismo atua com menos violência no centro, então essas pessoas não têm o termômetro da urgência das causas, aqueles que precisam diagnosticar, ver os sintomas e a saída para isso são os movimentos populares.

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Renato Freitas: Esquerda é racista porque não quer arriscar perder votos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...