Rui Moreira diz que não confia nos planos e prazos de obra da Metro do Porto &

Já não é a primeira que o autarca do Porto se queixa das obras da Metro do Porto e se insurge publicamente contra as derrapagens dos prazos e os consequentes constrangimentos na mobilidade da cidade. Em mais uma carta enviada ao presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, o independente Rui Moreira avisa que “💥️será impossível confiar num plano de obra apresentado pela Metro do Porto, cuja 💥️imprevisibilidade é uma constante” e “💥️é 💥️inevitável que se perca toda e qualquer confiança nos cronogramas apresentados, nas soluções construtivas propostas, assim como nas promessas de entrega do espaço público nas datas apresentadas”.

Na carta, a que o ECO/Local Online teve acesso, enviada a 4 de janeiro, o autarca portuense lamenta que “💥️nada do que foi planeado e apresentado (…) está a ser cumprido” pela transportadora. As críticas sobem de tom quando o edil portuense assinala “💥️alterações ao que estava anteriormente projetado que vão agravando, ainda mais, as condições de mobilidade e os constrangimentos ao normal funcionamento da cidade“. É o caso das 💥️obras da futura linha Rosa (São Bento & Casa da Música) e às do💥️ metrobus (Casa da Música & Praça do Império).

Rui Moreira destaca aqui a Avenida do Marechal Gomes da Costa, onde “inicialmente, estava prevista uma intervenção leve”, mas “alterou-se o projeto, e (…) tornou-se necessária a construção de uma caixa de pavimento com uma profundidade de um metro em relação ao nível da via pública, o 💥️que provocou um atraso de dois meses“.

Na prática, critica Moreira, “💥️nada segue de acordo com o plano previsto, pelo que o impacto na vida das pessoas e na economia da cidade 💥️assume proporções intoleráveis“. Neste ponto, o autarca exige uma “💥️sinalização m💥️ais eficaz e uma informação mais abrangente e detalhada” sobre os trabalhos em curso.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro (3-E), acompanhado pelo presidente do conselho de administração na Metro do Porto, Tiago Braga (2-E) e pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (C), durante a sessão de lançamento do concurso público internacional para a construção da Linha Rubi (H) do Metro do Porto, 10 de maio de 2023.JOSÉ COELHO/LUSA

Também o calendário de obra no metrobus é motivo de preocupação. Feitas as contas são 💥️162 dias de atraso no troço entre as ruas Dominguez Alvarez e Bessa Leite, 207 dias entre as ruas Agramonte e João de Deus, 140 dias entre Pedro Hispano e Azevedo Coutinho, 177 dias entre São João de Brito e Pinheiro Manso, e 66 dias entre a interceção das avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa e a rua João de Barros.

Já em novembro de 2023, o município acusou a transportadora de 💥️resvalar para 2025 as obras da linha rosa, inicialmente previstas para o final deste ano.

O que você está lendo é [Rui Moreira diz que não confia nos planos e prazos de obra da Metro do Porto & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...