Frente a frente: Montenegro apela ao voto útil, Rocha diz que “solução está nesta mesa” &

Balanço

Após respostas pouco surpreendentes sobre a crise política na Madeira & com Luís Montenegro a aguardar “serenamente” a decisão do Presidente e Rui Rocha a pedir eleições & o debate transmitido pela SIC, sempre amigável, focou no apelo ao voto. 💥️O candidato da Aliança Democrática (AD) sublinhou a necessidade de os eleitores escolherem um primeiro-ministro (ele próprio ou Pedro Nuno Santos), enquanto o da Iniciativa Liberal (IL) deu um sinal claro de que apesar de não ter aceitado participar numa coligação pré-eleitoral, poderá estar disponível para apoiar um Governo liderado pelo PSD.

Definidas essas posições, 💥️Rui Rocha apresentou a Montenegro um documento com 10 desafios para o país, um dos quais foi tema de discussão: a baixa de impostos sobre o rendimento. O líder da IL deu um exemplo para demonstrar que a proposta do seu partido para o IRS é mais generosa e abrangente, enquanto a do PSD oferece menos e para menos contribuintes. 💥️Montenegro rebateu as críticas, dizendo que Rocha estava a mostrar uma versão muito redutora das propostas, mas piscou o olho a futuras discussões sobre o assunto.

💥️Na Saúde, as divergências são de base no equilíbrio público-privado para resolver os problemas, mas neste campo foi Rui Rocha a sinalizar que “haverá condições para discutir”. Já 💥️na questão da privatização da CGD, as linhas são mais rígidas: o PSD é liminarmente contra, enquanto a IL completamente a favor.

Leilão

Luís Montenegro: 💥️✅“Não temos falta de ambição, antes pelo contrário.. Dizer ao Rui Rocha que a visão que ele aqui trouxe é muito redutora da proposta do PSD. O exemplo que aqui trouxe fala apenas da taxa do IRS, do escalão. É que além dessa medida temos duas que são complementares”.

Rui Rocha: ✅💥️“Ambos apresentamos baixas nos impostos. Mas eu quero apresentar um caso concreto. Alguém que tenha 40 anos e ganha 1.500 euros brutos por mês, o salário médio português. Hoje com a proposta do PS para o Orçamento essa pessoa paga 211 euros por mês de imposto antes de deduções. E o PSD retira 5 euros por mês a esta proposta. E nós retiramos 109. Aqui vemos o que é a ambição”.

Bottom line

Luís Montenegro: ✅💥️“Esta atitude [de a IL não participar na coligação pré-eleitoral], é legítima e respeitável, mas aquilo que está em causa também é a eleição de um primeiro-ministro. Uma eleição, naturalmente, dos deputados para a Assembleia da República, mas é a escolha entre duas opções para liderar o Governo. É a opção do PS e de Pedro Nuno Santos, e a possibilidade de eu próprio liderar o Governo. E é com base neste cenário que o eleitores ponderarão”.

Rui Rocha: 💥️✅“A solução para o país está nesta mesa. E mais do que isso, qualquer voto que não esteja representado nesta mesa é um voto que atrasa a solução, que pode bloquear a solução e que consiste, no final do dia em manter o PS no Governo”.

Parecer

Um debate que 💥️serviu para criar pontes. O apelo de Montenegro ao voto útil é natural, portanto o 💥️ponto alto foi a declaração de Rui Rocha sobre a solução estar na mesa do debate, ou seja que a IL poderá apoiar um Governo liderado pelo PSD caso seja necessário. Sobre as divergências, os dois líderes maior ou menor disponibilidade para conversar, maior na Saúde e nos impostos, menor no controlo público ou privado da CGD. Num 💥️debate sem grandes momentos quentes, os dois líderes conseguiram um empate amigável com um olho no futuro.

Shrikesh Laxmidas, diretor-adjunto do ECO

O que você está lendo é [Frente a frente: Montenegro apela ao voto útil, Rocha diz que “solução está nesta mesa” & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...