Economia portuguesa deve crescer 1,3% em 2024 e 1,8% em 2025 &

💥️A Allianz Trade, acionista da COSEC & Companhia de Seguro de Créditos,💥️ prevê que a economia portuguesa cresça 1,3% em 2024 e baixou a estimativa para 2025, de 2,3% para 1,8%, foi anunciado esta terça-feira.

Em comunicado, a Allianz Trade refere que também moderou as projeções a nível global, 💥️prevendo para as economias mais desenvolvidas um cenário de crescimento estável em torno de 1,6%, enquanto os mercados emergentes enfrentam uma desaceleração, com um crescimento previsto de aproximadamente 4%, menos 0,3 pontos percentuais do que anteriormente.

No mais recente relatório “Global Economic Outlook 2024-25 Soft landing: It´s a wrap?” (em português ‘Perspectivas Económicas Globais 2024-25 Aterragem suave: É um fim?’), 💥️a Allianz prevê ainda um crescimento de 1,7% para os Estados Unidos em 2025, depois de uma expansão de 2,4% em 2024, ao mesmo tempo que estima que💥️ a zona euro deverá acelerar para 1,5% em 2025, contra 0,7% em 2024.

💥️“Os economistas da Allianz estão cautelosos e destacam a ideia de que os bancos centrais deverão adotar uma postura de flexibilização monetária na segunda metade de 2024”, refere o relatório, afirmando que “os analistas acreditam que deverá existir um cenário económico divergente, marcado por uma inflação mais reduzida e que os mercados financeiros vão continuar a ser influenciados por uma variedade de fatores geopolíticos e também de avanços na Inteligência Artificial”.

Em relação 💥️à inflação em Portugal, as previsões da Allianz Trade sugerem um valor de 2,3% para este ano e 1,9% para 2025, números que ficam próximos da média da zona euro, que deverá registar uma inflação de 5,6% em 2024 e de 2,6% em 2025, encaminhando-se para o objetivo do Banco Central Europeu (BCE), que é uma inflação próxima dos 2%.

No relatório, os especialistas destacam “os desafios significativos para as empresas, com a possibilidade de existirem cortes de custos em alguns serviços”.

“A r💥️ecuperação do comércio mundial poderá ser limitada pelo excesso de ‘stock’, enquanto as empresas enfrentam pressões de insolvência, especialmente nos Estados Unidos, Espanha e Holanda”, lê-se no relatório, que prevê ainda “um aumento de 9% das insolvências das empresas em 2024, com a maior parte desse aumento a ocorrer naqueles três países”.

O relatório destaca ainda “a importância da atenção aos movimentos dos bancos centrais, que podem ter implicações significativas nos mercados financeiros globais, e incentiva uma abordagem cautelosa e estratégica por parte dos investidores”.

O que você está lendo é [Economia portuguesa deve crescer 1,3% em 2024 e 1,8% em 2025 & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...