Asfalto está cada vez mais perto de Mustang

É o caso de um antigo reino, antes isolado do mundo, que está ficando mais acessível e pode se tornar um polo turístico, com todas as facilidades, instalações e serviços que até então lhe eram alienígenas. Hoje, Lo Manthang, a capital histórica da mítica Mustang, no Nepal, está mais perto do resto do planeta.

Não é só a China que está colocando a cidade no mapa, mas, especialmente, o próprio Nepal. No século passado, o acesso à região era estritamente controlado pelo governo do país. Estrangeiros não podiam admirar a cidade murada de seis séculos, as fileiras apertadas de casas de muros caiados. Isso ficou no passado.

💥️As rotas da seda

No século 18, os principados autônomos vizinhos, que eram budistas, foram invadidos por um povo de origem mongol, o gurkha. Os conquistadores estabeleceram o hinduísmo como religião oficial e unificaram os pequenos estados, fundando o Nepal.

Vista dos telhados de Lo Mantang - Soft_Light/Getty Images/iStockphoto - Soft_Light/Getty Images/iStockphoto O palácio de Lo Manthang - Wimbex/WikiCommons - Wimbex/WikiCommons "National Geographic".

Após tanto tempo isolada, Mustang está atravessando uma revoada de transformações. O boom econômico promete turbinar o turismo, mas o aquecimento global já está mostrando que vai complicar as coisas. O fluxo de visitantes pode ameaçar uma cultura antiga, mas também trazer motivos (e grana) para conter o próprio fluxo de migrantes que deixam Mustang ano a ano (dizem que há mais lopas vivendo em Nova York do que em Lo Manthang).

Talvez Mustang deixe de ser um dos lugares mais isolados da Terra. Mas continuará existindo, com todas as idiossincrasias do mundo moderno.


💥️Índice de posts do blog Terra à Vista (explore o mapa):

O que você está lendo é [Asfalto está cada vez mais perto de Mustang].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...