Restaurante icônico de Lisboa quase foi engolido por igreja evangélica

Bife à império e o vinho próprio do Café Império, em Lisboa - Reprodução/Facebook

O lugar rapidamente ganhou o coração dos lisboetas e se tornou um ponto de encontro para o público de todas as idades, sobretudo para familiares que passaram a frequentar o restaurante, cujo proprietário era a família América dos Santos.

Grandes artistas portugueses dos anos 50 e 60 como António Calvário, Artur Garcia e Madalena Iglésias se apresentaram no recinto, que também teve bastante importância na Revolução de 25 de abril. Era lá onde ocorriam muitas tertúlias, as populares reuniões de amigos e conhecidos, mesmo que naquele momento o país estivesse vivendo uma ditadura, que teve fim em 1974.

Área do que seria o Cinema e Café Império, em Lisboa - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook Cinema Império, em Lisboa, em foto de 1952 - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook

💥️A voz do povo é a voz de Deus

O Café Império ressurgiu graças à pressão popular dos lisboetas, que eram contra seu fechamento. É o que conta Carina Ribeiro, filha de Paulo e atual gerente do restaurante:

"Por ser um lugar histórico, as pessoas queriam manter o Café Império. Muitas famílias e amigos se reuniam aqui, vinham comer, jogar bilhar e se divertir. A IURD entrou em contato conosco e chegamos a um acordo para poder tocar o restaurante."

Bife à império do Café Império, em Lisboa - Victor Caselli - Victor Caselli

De sobremesa, o "doce da casa" surpreende (basicamente todo restaurante português tem seu próprio "doce da casa)". Deste, Carina revela os ingredientes: nata, leite condensado e bolacha.

O Café Império também possui sua própria marca de alimentos, que conta com a produção de vinhos (branco, tinto e rosé), açúcar, vinagre e azeite. O vinho do Porto, por exemplo, é comprado diretamente de um produtor do norte de Portugal; já o azeite, é fabricado em Trás-os-Montes, também ao norte do país.

💥️Clientela local e apaixonada

Já vieram ministros, o ex-presidente de Portugal, o presidente do Sporting, Chico Buarque e Pilar del Río, ex-mulher do José Saramago."

Para o futuro, Carina e seus pais esperam expandir a marca do restaurante, que possui dois andares e capacidade para 400 pessoas: "Temos mais outras duas unidades em Lisboa. Esperamos poder abrir no Porto também e eventualmente no Brasil".

Como diz a frase no saquinho de açúcar do Café Império, a ideia é levar um pouco da história "de Portugal para o mundo".

O que você está lendo é [Restaurante icônico de Lisboa quase foi engolido por igreja evangélica].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...