Bistrô de brasileira em Lisboa reúne gastronomia, herbalismo e design

Bistrô de brasileira em Lisboa reúne gastronomia, herbalismo e design Marcella Caetano Fonseca (em pé à direita) durante um workshop sobre plantas - Folha Bistrô

Quando se mudou para Portugal, no início de 2023, passou a fazer produtos à base de plantas medicinais, que ela mesma vendia nos mercados e feiras de Lisboa. Com a pandemia de Covid-19, a produção da brasileira se restringiu à comida, como pestos de urtiga e geleia de sabugueiro. "A melhor forma de usufruir das propriedades medicinais das plantas é pela comida", afirma a herbalista.

A cozinha no Folha Bistrô é abastecida por grandes quantidades de ervas aromáticas. "Sempre tem pelo menos uns sete tipos", avisa. A compra das ervas e dos demais ingredientes é feita conforme a estação do ano. "Eu simplesmente não sei cozinhar de outra forma há muitos anos", indica Marcella, que afirma só comprar frutas e legumes em feiras de pequenos produtores.

Iogurte, molho aromático e legumes crus da estação

"Faz todo sentido comer assim, porque não só é mais barato, mas é quando as coisas estão no seu auge de sabor", explica. No inverno, quando há escassez de produtos da época, ela adapta o cardápio ao que encontra. "A criatividade é um músculo. Cada vez mais vou tendo mais ideias e as coisas vão surgindo com mais facilidade", revela.

💥Alimentação saudável e também sustentável

Marcella também se preocupa com a sustentabilidade do que leva à mesa. Há pratos veganos, vegetarianos e apenas dois possuem proteína animal. Fritata de cogumelos, saladas, quinoa com perdiz, tábua de queijos veganos, café de chicória e muitas infusões compõem o cardápio.

"Tem gente que fala que sentiu que [a comida] alimentou a alma, que dá pra perceber que eu amo o que eu faço, que dá pra perceber o carinho no manuseio", conta Marcella.

Além de bistrô, o Folha também vende produtos à base de plantas medicinais para cuidados da pele, preparados por Marcella: pomadas, óleos, bálsamos, tônicos. O espaço também tem abrigado exposições de artistas e ✅workshops sobre plantas, e há ainda uma "micromercearia", onde os clientes compram azeites, geléias, piripiri, infusões e café biológico do Brasil. "São todas coisas que eu conheço e consumo há muito tempo", esclarece.

O que você está lendo é [Bistrô de brasileira em Lisboa reúne gastronomia, herbalismo e design].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...