Da guerra para a glória: como um barco nazista virou símbolo dos EUA

Reprodução

A presença de Hitler na cerimônia repercutiu em toda a Alemanha, e despertou sentimentos ufanistas de patriotismo entre os admiradores do nazismo, dada a imponência do barco recém-construído - o mesmo que, hoje, 87 anos depois, ainda arranca aplausos por onde passa.

Mas, agora, sob outra bandeira, com outro nome e, ironicamente, nas mãos dos maiores inimigos de Hitler na Segunda Guerra Mundial, quando o Horst Wessel entrou em ação: as forças armadas dos Estados Unidos.

💥️Passageiros famosos

Na Guarda Costeira Americana, o USCG Eagle ainda desempenha as mesmas funções para as quais foi construído, sob as ordens de Hitler: serve para treinamento de futuros oficiais da marinha, além de representar o país em eventos marítimos mundiais.

Desde 1946, quando foi incorporado à Marinha Americana, todo novo cadete aprende a velejar — à maneira antiga, puxando cabos e erguendo velas — no USCG Eagle, o que o torna uma espécie de pré-escola da maior marinha do mundo.

Por ele também já passaram alguns presidentes americanos, como Harry Truman, Richard Nixon e John Kennedy, além de personalidades como Walt Disney.

💥️Troféu de guerra

O reluzente veleiro também já deu a volta ao mundo navegando, como uma espécie de embaixada americana flutuante, a fim de estreitar relações com outros países, além de participar de regatas comemorativas.
Como quando participou, ao lado de outros dez grandes veleiros das marinhas dos países sul-americanos - como o navio-escola "Cisne Branco", do Brasil - das comemorações dos 200 anos da independência do Chile e da Argentina, em 2010.

💥️Tripulação alemã e americana

clique aqui para ler esta história.

💥️Timão que Hitler tocou

Décadas depois, em 1972, a pedido do governo alemão, o USCG Eagle retornou pela primeira vez à Alemanha, para participar de uma regata festiva no porto de Kiel, que ele visitara inúmeras vezes, ainda sob o comando nazista, e o nome Horst Wessel — mas já com o escudo da Guarda Costeira americana no lugar da antiga suástica.

Mesmo assim, até hoje, o timão do USCG Eagle guarda inscrições originais alemãs (agora escondidas sob uma placa de latão, com dizeres da Guarda Costeira Americana), como uma lembrança dos tempos em que o próprio Hitler (que chegou a navegar no barco, em 1938) o teria tocado.

Um barco, sem dúvida, histórico.

💥️Mais velho ainda

Embora seja o mais emblemático, o USCG Eagle não é o único barco usado na Segunda Guerra Mundial que ainda navega - muitos outros continuam em atividade.

Mas nenhuma embarcação ex-combatente tem uma história tão longeva - e curiosa - quanto o MV Liemba, um velho navio alemão usado na Primeira Guerra Mundial, que até hoje, mais de um século depois, ainda transporta passageiros em um grande lago no coração da África, mesmo local onde combateu — e até afundou — durante o conflito, que terminou 105 anos atrás — clique aqui para ler esta interessante história.

O que você está lendo é [Da guerra para a glória: como um barco nazista virou símbolo dos EUA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...