Buenos dies: cidade em Portugal fala um idioma próprio e quase extinto

Miranda do Douro preserva suas tradições como a dança dos pauliteiros (foto) e o idioma mirandês - Divulgação

Beatriz Neves

Colaboração para Nossa

10/06/2023 04h00

Miranda do Douro hoje pertence ao distrito de Bragança, no extremo nordeste de Portugal. É a porta de entrada para o rio Douro, que atravessa também a Espanha. O primeiro sol de Portugal nasce na cidade, que faz fronteira com Zamora, já em território espanhol.

Cercada por muralhas, a história do município praticamente coincide com a fundação do próprio país. Foi no reinado de Dom Dinis I, conhecido como o Rei Trovador, que uma das principais atrações da cidade começou a ser construída. O Castelo de Miranda do Douro, de 1286, continua de pé, embora seja uma construção inacabada devido a um ataque das tropas espanholas em 1762.

Na praça Dom, João III, o monumento em homenagem ao povo mirandês - Divulgação - Divulgação No centro histórico de Miranda do Douro, as ruazinhas com casas antigas para desbravar - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto

💥️Os burrinhos de Miranda

Infelizmente, não é apenas a língua mirandesa que está em vias de extinção. A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização que tem como principal objetivo proteger os Burros de Miranda, uma raça de burros que só existe em Miranda do Douro. Em uma visita à instituição, é possível conhecer os burrinhos, entender sobre a sua criação e até apadrinhar um dos animais.

O que você está lendo é [Buenos dies: cidade em Portugal fala um idioma próprio e quase extinto].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...