Attenzione pickpocket: Quem é a mulher por trás do meme com viajantes

Monica Poli, vereadora de Veneza e a voz por trás do meme "Attenzione pickpocket" - Reprodução/Youtube @antennatre

De Nossa

20/07/2023 16h07

O aviso, em alto e bom som e reproduzido à exaustão no TikTok e no Instagram em vídeos que mostram os ataques dos batedores de carteira a bolsas de viajantes distraídos pelas belezas dos cartões postais, virou bordão e já rendeu música, remixes e outras versões cheias de graça. Mas, afinal, quem é a mulher por trás da expressão?

Monica é vereadora em Veneza pelo partido de extrema direita Liga e membro, há cerca de 30 anos, do grupo "Cittadini non distratti" (Cidadãos Não Distraídos, em tradução livre), que faz um trabalho de vigilância contra batedores de carteira. Com cerca de outros 40 companheiros do 'Cittadini', ela patrulha os principais pontos turísticos de Veneza, gritando ao ver um criminoso em ação para avisar os visitantes.

Originalmente, o grupo compartilhava seus vídeos no Facebook. "Mas não tinha grande sucesso. Pensei em abrir perfis no Instagram e no TikTok para desfrutar também [do poder] de outras redes sociais. Explodiu literalmente uma bomba: um vídeo no TikTok conquistou 59 milhões de visualizações, a página tem 388 mil seguidores e 11 milhões de curtidas. E no Instagram temos 151 mil seguidores: foram duplicados em poucos dias", observou ao jornal italiano Il Gazzettino.

@cittadininondistratti2 #VENICE #cittadininondistratti #BORSEGGIATRICI #PICKPOCKETS #BORSEGGIATRICI #BORSEGGIATORI #BORSEGGIATRICI #CITTADININONDISTRATTI #BORSEGGIATRICI #VENEZIA ? suono originale - WE ARE BACK

Ela ainda diz que, apesar de ter procurando expandir o alcance dos vídeos do Cittadini, não esperava tamanho sucesso. "Estou verdadeiramente sem palavras, não pensava que chegaria a esse nível de popularidade. Eu queria apenas prestar um serviço aos cidadãos e aos turistas, não procurava glória. E agora me acho com a minha voz reproduzida em milhares de coisas. Para dizer a verdade me cansa um pouco ouvi-la em toda parte."

Apesar da fama indesejada, Monica já colhe frutos que vão além dos memes. Ela revelou também ao jornal italiano que grupos de sentinelas comunitários de outras cidades europeias como Londres, Milão e Barcelona — além dos oriundos de metrópoles mais distantes, no Japão e nos Emirados Árabes — já a procuraram para entender o "fenômeno dos batedores de carteiras" em Veneza.

@cittadininondistratti2 #PICKPOCKETS #cittadininondistratti #pickpockets #VENICE #BORSEGGIATORI #CITTADININONDISTRATTI #VENEZIA ? suono originale - WE ARE BACK

O resultado são parcerias entre os grupos que ajudaram a identificar batedores que agiam na cidade italiana e se mudaram para comunidades como na Bratislava, na Eslováquia.

"Queríamos fazer nossos vídeos se tornarem virais para informar os turistas, para que sejam cuidadosos. Há uma falta de prevenção e informação sobre o que está acontecendo na cidade e estamos todos felizes que esses vídeos estão permitindo que as pessoas vejam o problema em Veneza e em outras cidades italianas", comemorou Monica ainda à Newsweek.

@cittadininondistratti3 #pickpochet #Venice #borseggiattori #cittadininondistratti ? suono originale - cittadininondistratti3

Apesar das atividades bem sucedidas e de longa data do grupo, uma reportagem da Deutsche Welle de 2023 revelou que a polícia de Veneza não aprova o trabalho de vigilância que eles realizam. "É proíbido por estas gravações na internet. Especialmente se são menores. É proibido ter contato físico — mesmo se as pessoas envolvidas são batedores de carteira conhecidos. A não ser que sejam pegos em flagrante, a presunção de inocência se aplica", disse Diego Brentani, do Sindicato da Polícia de Veneza, ao veículo alemão.

Outra faceta controversa do meme é o fato de que seu "Attenzione pickpocket!" passou a ser utilizado para vídeos políticos nas redes. Em um post no TikTok, ela fez um apelo aos seguidores "viciados" em sua voz. "Acho inapropriado usar meu áudio para fins políticos ou pessoas se passando por batedores de carteira. Grito para alertar os cidadãos e turistas sobre a circulação de pessoas que fazem parte de uma organização criminosa", frisou.

Entre os itens que mais atraem os ladrões, além de dinheiro e objetos pessoais de valor, estão passaportes, segundo a vereadora. "As pessoas tem suas carteiras batidas por passaportes americanos ou ingleses, então para voltar para seus países precisam ir até a Embaixada em Roma. Isso incorre em despesas adicionais para eles, estão é melhor evitar isso avisando os turistas do problema".

O que você está lendo é [Attenzione pickpocket: Quem é a mulher por trás do meme com viajantes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...