Polvo do deserto: bizarra planta que chocou Darwin vive milhares de anos

Welwitschia, a planta nacional da Namíbia - evenfh/Getty Images/iStockphoto

só para assinantes

Felipe van Deursen

"o ornitorrinco do reino vegetal". O que explica tamanha esquisitice é o que faz dela uma sobrevivente única. A welwitschia parece um amontoado de folhas mortas jogadas na areia, mas porque o que vemos é a extremidade superior de uma planta que se estende pelo subsolo e tem uma capacidade de absorção de água absurda.

A welwitschia tem apenas duas folhas, que crescem durante toda a vida e se dividem, nas pontas, em tiras esfarrapadas que se enroscam, o que dá a impressão de que a planta tem muitas folhas desgrenhadas (daí seu apelido "polvo do deserto"). Mas o que ela tem muito, além da esquisitice, é a idade.

A welwitschia vive centenas, até milhares de anos. Alguns espécimes chegam a completar dois milênios. Tão velhos que os cientistas precisaram de carbono-14, normalmente usado para datar fósseis, para determinar a idade.

💥️Patrimônio

No ano passado, após a descoberta de grandes reservas de petróleo no país, o governo da Namíbia lançou um fundo soberano que servirá, em parte, para investir em infraestrutura. O nome do fundo é Welwitschia.

Não nos surpreenderemos se a planta virar uma referência comum para a turma das palestras motivacionais. Afinal, sua feiura e esquisitice sintetizam, na natureza, aquela palavrinha da moda, "resiliência". Sobreviver e prosperar por séculos a fio em um dos ambientes mais inóspitos do planeta é para poucas. Os coaches piram.


💥️Índice de posts da coluna Terra à Vista (explore o mapa):

O que você está lendo é [Polvo do deserto: bizarra planta que chocou Darwin vive milhares de anos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...