Justiça absolve PMs envolvidos na morte de mulher arrastada por viatura há 10 anos no Rio

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro absolveu seis policiais militares envolvidos na morte da auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira, em 2014. Ela foi arrastada por 350 metros por uma viatura da PM após ser baleada durante uma operação no morro da Congonha, em Madureira, na zona norte da cidade.

A decisão é do último dia 22 de fevereiro. O juiz Alexandre Abrahão Teixeira, do Terceiro Tribunal do Júri, entendeu que os agentes agiram em legítima defesa, porque trocavam tiros com traficantes.

"Os acusados agiram em legítima defesa para repelir a injusta agressão provocada pelos criminosos, incorrendo em erro na execução, atingindo pessoa diversa da pretendida", escreveu o magistrado na sentença.

Foram inocentados o capitão Rodrigo Medeiros Boaventura, que comandava a patrulha, e o sargento Zaqueu de Jesus Pereira Bueno. À época, ambos chegaram a ser presos, mas responderam o processo em liberdade.

Os subtenentes Adir Serrano Machado e Rodney Miguel Archanjo, o sargento Alex Sandro da Silva Alves e o cabo Gustavo Ribeiro Meirelles, também foram absolvidos da acusação de terem removido o corpo de Cláudia do local em que ela foi baleada.

Segundo o juiz Alexandre Abrahão Teixeira, "eles tentaram socorrer a vítima de imediato, em que pese vários populares agirem de modo a impedir o socorro".

A newsletter sobre o mundo jurídico exclusiva para assinantes da Folha

A auxiliar de serviços gerais tinha quatro filhos e foi baleada no pescoço e nas costas depois de sair de sua casa no morro da Congonha para comprar pão. No caminho até a padaria, ela foi surpreendida por uma troca de tiros entre policiais e traficantes durante uma operação na comunidade.

Cláudia foi baleada e os policiais afirmam que a colocaram no porta-malas para levar a mulher ao hospital. No trajeto, a porta abriu e ela foi arrastada pela rua, por 350 metros.

O que você está lendo é [Justiça absolve PMs envolvidos na morte de mulher arrastada por viatura há 10 anos no Rio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...