Ciências humanas podem e devem melhorar a vida social

Na preparação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a se realizar em junho próximo, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promoverá na terça-feira (26) uma jornada de debates sobre o papel das ciências humanas e das humanidades no desenvolvimento do Brasil. Será transmitido pelo YouTube.

A inclusão social e o combate à fome e à pobreza, que hoje dominam a discussão política, são temas das ciências humanas e das humanidades. Precisamos, então, fortalecer a pesquisa nessas áreas. O conhecimento rigoroso deve ser a base da boa política. Urge aferir a eficácia das políticas públicas na promoção de igualdade e equidade no trato dos diferentes.

Pesquisadores e jornalistas têm um compromisso com a verdade: aqueles procuram estudar os fenômenos; esses, os fatos. Devem calar seus preconceitos para dar a versão mais veraz —sempre passível de melhora— do que há e acontece. Não é casual que as ditaduras tentem calá-los: o autoritarismo que grassa pelo mundo tem por condição básica o negacionismo.

Ciências humanas, que estudam nossa espécie no que tem de diferente das demais, e humanidades, que criam obras de arte, filosóficas, literárias, são essenciais para dar sentido ao mundo que construímos. Debateremos, assim, a destruição do laço social ao longo dos últimos anos, indagando o que a causou (as sociedades foram rachadas, em conflitos quase letais); o que a facilitou (as redes sociais, descontroladas, escancaradas às fake news); e como enfrentá-la (recuperando a ideia de referentes comuns a partilhar, que permitam a volta do diálogo).

O que você está lendo é [Ciências humanas podem e devem melhorar a vida social].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...