Indígenas protestam em Brasília e cobram fortalecimento de ministério e Funai

Os movimentos indígenas mobilizados no Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília, voltaram a protestar nas ruas da capital federal nesta quinta-feira (25). Com foco na pauta das demarcações de terras, os manifestantes cobraram o fortalecimento do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

Esta foi a segunda marcha do evento. A caminhada saiu do Eixo Cultural Ibero-americano, antiga Funarte, percorreu a Esplanada dos Ministérios e se concentrou em frente ao Palácio do Planalto. Os manifestantes exibiram cartazes e ecoaram cânticos acompanhados do som dos maracás.

O coordenador da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Kleber Karipuna discursou em um caminhão de som e citou a criação do MPI e a indicação da Joenia Wapichana à presidência da Funai como conquistas do movimento indígena. Ele afirmou, contudo, que ambas as instituições precisam de mais autonomia para garantir direitos.

"Quero dizer ao presidente Lula que para fortalecer o nosso MPI e a Funai, garantindo um orçamento necessário, porque só assim conseguiremos implementar, na íntegra, a demanda da política indigenista do Estado brasileiro. Apenas criar um ministério não é o suficiente", disse Karipuna à multidão.

Com o tema "O nosso marco é ancestral, sempre estivemos aqui", em referência à tese do marco temporal, o ATL reuniu mais de 8.000 indígenas, no evento que representa a maior mobilização dos povos originários no país. A programação começou na segunda (22) e segue até esta sexta (26), e já no primeiro dia foi escrita uma carta em que exigem demarcações para diminuir a violência nos territórios.

Como mostrou a 💥️Folha, os atos acontecem em meio a uma insatisfação dos povos com o governo Lula (PT), que não foi convidado a participar do evento, diferentemente do que aconteceu nos últimos dois anos.

O que você está lendo é [Indígenas protestam em Brasília e cobram fortalecimento de ministério e Funai].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...