Exame de sangue vira promessa para detecção precoce de câncer de cólon

A detecção precoce do câncer de cólon pode prevenir a maioria das mortes pela doença —cerca de 73% delas—, mas somente cerca 50% a 75% dos adultos a partir da meia-idade e idosos estão sendo testados. Segundo os médicos, uma das razões para isso é o desânimo em relação aos métodos de acompanhamento.

Há duas opções de exame para as pessoas com risco médio de desenvolver a doença. Uma delas é fazer colonoscopia a cada dez anos ou um exame de fezes a cada um ou três anos, o que varia de acordo com o teste.

Segundo a médica Folasade P. May, gastroenterologista do centro de saúde da Universidade da Califórnia em Los Angeles, "ou você toma esse laxante horrível e um médico coloca um instrumento no seu traseiro, ou você tem que manipular seu próprio cocô".

Mas algo muito mais simples está próximo no horizonte: um exame de sangue. Gastroenterologistas dizem que esses testes podem se tornar parte da rotina de exames que médicos solicitam num check-up anual.

"Acho que isso vai decolar", afirma John Carethers, gastroenterologista e vice-reitor de ciência da saúde na Universidade da Califórnia em San Diego.

Cerca de 53 mil americanos devem morrer de câncer do cólon neste ano. É a segunda causa mais comum de mortes relacionadas a câncer nos Estados Unidos. Enquanto a taxa de mortes entre adultos mais velhos tem caído, houve aumento entre a população com menos de 55 anos.

As diretrizes atuais de saúde recomendam exames a partir dos 45 anos, mas o problema é convencer mais pessoas a fazer os testes.

É onde entra o exame de sangue. O teste ganhou vantagem após a descoberta de que os cânceres de cólon e pólipos grandes —aglomerados de células que podem se tornar cânceres— deixam fragmentos de DNA no sangue.

O que você está lendo é [Exame de sangue vira promessa para detecção precoce de câncer de cólon].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...