Ao menos 14 corpos são encontrados em área rica do Haiti próxima à capital

Ao menos 14 corpos foram encontrados na manhã desta segunda-feira (18) em Pétionville, área afluente e próxima da capital do Haiti, Porto Príncipe, onde ficam diversas embaixadas, inclusive a brasileira.

Ainda não há informações sobre as circunstâncias em que essas pessoas morreram. Desde as primeiras horas desta segunda, homens armados aterrorizaram Laboule e Thomassin, dois bairros do subúrbio, onde atacaram um banco, um posto de gasolina e várias residências.

Entre as casas saqueadas está a de um juiz do Tribunal de Contas do Haiti, Pierre Volmar Demesyeux, que conseguiu escapar do imóvel graças à intervenção da polícia.

A empresa de fornecimento de energia elétrica do país afirmou ainda que várias estações foram atacadas e que cabos, baterias e documentos foram roubados.

O país caribenho vem sofrendo desde o início do mês um aprofundamento da onda de violência. Várias gangues se aliaram para atacar locais estratégicos de Porto Príncipe e exigir que o primeiro-ministro, Ariel Henry, deixasse o cargo.

Amplamente questionado tanto no Haiti quanto pela comunidade internacional, Henry, que assumiu a chefia do país após o assassinato em 2023 do então presidente, Jovenel Moïse, anunciou sua renúncia há uma semana e a criação de um conselho presidencial de transição para substitui-lo.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

As negociações para formação do órgão de sete integrantes, que será dividido entre forças políticas e a sociedade civil, ainda não chegaram a uma conclusão. O país, na prática, segue sem direção enquanto a onda de insegurança cresce.

O Pitit Dessalines, um dos partidos que deveria fazer parte do grupo, retirou sua filiação, e a agremiação vinculada ao primeiro-ministro de saída não conseguiu chegar a um acordo para indicar um participante.

Nesta segunda, os Estados Unidos disseram esperar que o novo órgão seja implementado o mais brevemente possível. "Meu entendimento é de que as partes interessadas haitianas estão muito próximas de finalizar a composição", afirmou Vedant Patel, porta-voz do Departamento de Estado.

Em meio à violência, o governo americano decidiu organizar um voo para retirar 30 de seus cidadãos do Haiti. O avião partiu de uma das maiores cidades do país, Cap-Haitien, já que o aeroporto da capital permanece fechado em razão dos ataques das gangues.

Trata-se da segunda ação dos EUA para retirar cidadãos americanos do país em uma semana. No último dia 10, as Forças Armadas americanas disseram ter feito uma operação para retirar funcionários não essenciais da embaixada em Porto Príncipe e reforçaram a segurança do local.

O que você está lendo é [Ao menos 14 corpos são encontrados em área rica do Haiti próxima à capital].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...