Ataque do Hamas foi horrível, mas Israel precisa parar a guerra, diz Trump

Donald Trump disse em entrevista publicada nesta segunda-feira (25) que somente um tolo não teria reagido como Israel depois dos ataques do Hamas no 7 de Outubro. O candidato republicano à Presidência, contudo, alertou que Israel perde apoio internacional e deveria encerrar a guerra travada contra o grupo terrorista na Faixa de Gaza.

"Foi uma das coisas mais tristes que já vi" e "aquele foi um ataque horrível", afirmou Trump em relação aos ataques do grupo terrorista que desencadearam o conflito contra Tel Aviv. "Dito isso, vocês precisam terminar sua guerra. Vocês têm que terminá-la, têm que acabar com ela."

A declaração do ex-presidente dos EUA foi feita em uma entrevista ao jornal israelense Israel Hayom. Nela, Trump associou a onda de antissemitismo após o início da guerra à postura ofensiva adotada por Israel. "Isso aconteceu porque vocês revidaram. E acho que Israel cometeu um erro muito grande. Eu queria ligar para [Israel] e dizer ‘não faça isso’."

Em seguida, Trump também criticou a atitude de Israel de jogar bombas em prédios na cidade de Gaza. "É uma imagem muito ruim para o mundo. Acho que Israel queria mostrar que é forte, mas às vezes não se deve fazer isso."

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Apesar dos apelos da comunidade internacional para Israel atenuar sua ofensiva, Tel Aviv afirma que continuará os ataques até que o Hamas seja destruído e seus reféns na Faixa de Gaza sejam libertados.

A entrevista também serviu como uma oportunidade para Trump criticar seu adversário político nas eleições de novembro. Diante das tensões diplomáticas entre Washington e Tel Aviv, Trump culpou Joe Biden pelo 7 de Outubro, pois, segundo ele, o democrata não é respeitado pelo Hamas. "Eles [o Hamas] nunca teriam feito esse ataque se eu estivesse lá", disse o republicano.

Biden ter perdido apoio de parte dos eleitores que se declaram democratas devido a seu apoio a Israel. Nas eleições primárias, por exemplo, houve protestos organizados principalmente pela comunidade árabe-americana em alguns estados para votar em branco —o que preocupa a campanha do atual presidente.

O que você está lendo é [Ataque do Hamas foi horrível, mas Israel precisa parar a guerra, diz Trump].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...