Abin sob Bolsonaro enviou drone a ato pró-voto impresso

O drone da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) que teria espionado o então governador do Ceará e hoje ministro da Educação, Camilo Santana (PT), foi enviado ao estado para registrar o ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a favor do voto impresso, segundo relatos feitos à Folha.

O drone foi flagrado próximo à residência oficial do Governo do Ceará em 31 de julho de 2023, véspera da manifestação pró-voto impresso realizada em 1º de agosto de 2023 em todo o país.

A decisão de enviar os drones a parte das superintendências da Abin, incluindo a do Ceará, foi tomada pelo então diretor-geral da agência, Alexandre Ramagem (PL-RJ), hoje deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro.

Pessoas que acompanharam o episódio envolvendo o ministro da Educação afirmam que a Abin havia recebido os equipamentos meses antes da manifestação e que, àquela altura, existia apenas um grupo pequeno de servidores com habilitação para operar o equipamento —nenhum deles em Fortaleza.

Mesmo sem pilotos em número suficiente, a cúpula da Abin queria que os drones fossem usados para obter imagens exclusivas e não depender de registros da imprensa —alvo de uma campanha de ataques e desconfiança capitaneada por Bolsonaro.

O que você está lendo é [Abin sob Bolsonaro enviou drone a ato pró-voto impresso].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...