Lula compara obra no São Francisco a Muralha da China: É a segunda grande coisa que você vê da Lua

O presidente Lula (PT) inaugurou nesta quinta-feira (4) uma obra hídrica em Arcoverde (255 km do Recife), comparou a chegada da água a localidades do agreste pernambucano a um milagre e disse que adversários usam o nome de Deus em vão.

Lula ainda se dirigiu aos ministros e deputados presentes na solenidade e os incentivou a visitar os canais da transposição do rio São Francisco. "É a segunda grande coisa que você vê da Lua: você vê o muro da China e você vê o canal do São Francisco, que é uma obra de mais de 640 quilômetros."

Falando de improviso, o presidente fez um discurso recheado de referências religiosas. Relembrou as dificuldades que enfrentou por falta de água na infância em Caetés (PE), disse ter obsessão pela questão da água no Nordeste.

"Esse é um milagre que aconteceu com um cara que viveu a seca. Com sete anos, eu saí de Caetés para São Paulo com uma mãe e oito filhos para não morrer de fome e sede. Esse nordestino, que saiu daqui para não morrer de sede, volta e faz a transposição do rio São Francisco", afirmou.

Na sequência, se dirigindo aos apoiadores, Lula disse que o voto deles para presidente foi um ato de fé, de coragem e da crença de que um milagre estava para acontecer: "O homem lá de cima disse eu vou ajudar os nordestinos através de um nordestino".

Depois, ao fazer referência direta aos seus opositores, afirmou que enfrenta uma máquina de mentiras, de ódio e de fake news.

"Uma fábrica podre, parece um bando de lixo, parece uma fossa que só fala mentira, só prega ódio, só conta falsidade. A gente não pode acreditar porque Deus não é mentira, Deus é verdade. E ninguém pode utilizar o nome de deus em vão como eles usam todo santo dia."

O presidente falou ainda sobre a construção de universidades e escolas técnicas em seus governos, disse que a educação não era uma prioridade das elites e que o país foi "amaldiçoado pela ganância de uns poucos que tem muito dinheiro e não querem ajudar os muitos que não tem dinheiro."

Ao cumprimentar os ministros presentes do evento, Lula afagou o Rui Costa (PT), da Casa Civil, em meio a investigação da Polícia Federal sobre compra de respiradores em 2023, quando era governador da Bahia. "Esse aqui, que é chefe da Casa Civil, é como se fosse um primeiro-ministro. [...] É o cara que mais atende [os políticos] com os pedidos lá em Brasília", disse.

Nesta quarta (3), o revelou que Rui Costa foi citado em delação da empresária Cristina Preste Taddeo sobre suposta fraude na compra de equipamentos na pandemia. Ele nega envolvimento em irregularidades.

Mais tarde, o presidente foi a Goiana, na zona da mata de Pernambuco, onde participou da inauguração de uma fábrica para produção do medicamento fator VIII recombinante, no Complexo Industrial da Hemobrás.

Em discurso, o presidente exaltou o SUS (Sistema Única de Saúde), prometeu mais investimento em pesquisa e disse que vai fazer mais em sua gestão do que os governos Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

"Fiquem certos que a gente vai fazer aquilo que não foi feito nos últimos seis anos neste país depois do impeachment da Dilma e depois dessa tranqueira que vocês sabem quem é", afirmou.

O que você está lendo é [Lula compara obra no São Francisco a Muralha da China: É a segunda grande coisa que você vê da Lua].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...