Samsung vê lucro 10 vezes maior com alta de preços e demanda por chips

A Samsung espera registrar um salto de 10 vezes no lucro operacional do primeiro trimestre, à medida que os preços dos chips de memória apresentam uma forte recuperação após a pior crise da indústria em décadas no ano passado.

A maior fabricante de chips de memória do mundo em termos de vendas estimou nesta sexta-feira (5) que o lucro operacional aumentou 931% para 6,6 trilhões de won (US$ 4,9 bilhões), em números preliminares dos primeiros três meses deste ano.

Isso foi melhor do que as expectativas dos analistas de 5,7 trilhões de won, de acordo com a LSEG SmartEstimates. As vendas aumentaram 11,4% para 71 trilhões de won em relação ao ano anterior.

As estimativas otimistas marcam os maiores ganhos da Samsung desde o terceiro trimestre de 2022, já que sua divisão de chips provavelmente registrará seu primeiro lucro em cinco trimestres.

As ações da Samsung estavam sendo negociadas em queda de 0,7% na manhã de sexta-feira, após subirem cerca de 30% no último ano. Os resultados detalhados serão anunciados no final do mês.

Os cortes de produção pelos principais fabricantes e a forte demanda por chips de alto desempenho em meio a um boom de inteligência artificial impulsionaram os preços dos modelos de memória.

Os preços dos chips de memória DRAM subiram cerca de 20% no primeiro trimestre, enquanto os chips de memória flash, usados para armazenamento de dados, ganharam de 23% a 28%, de acordo com o provedor de dados TrendForce.

Os analistas preveem que a divisão de chips da Samsung registrará um lucro operacional de cerca de 900 bilhões de wons no primeiro trimestre, em comparação com um prejuízo operacional de 2,2 trilhões de wons no trimestre de dezembro.

"Estamos vendo uma recuperação mais forte do que o esperado no mercado de memória, com um aumento maior do que o esperado nos preços", disse Roko Kim, analista da Hana Financial Investment. "Será um ano de ganhos máximos com o aumento dos preços dos chips Nand."

Leia mais

A recuperação do mercado de chips de memória de US$ 160 bilhões foi destacada pela forte previsão de vendas da Micron no mês passado, com a fabricante de chips dos EUA prevendo vendas recordes em 2025.

As ações da Samsung também foram impulsionadas pela redução da preocupação com sua competitividade em memória de alta largura de banda (HBM), depois que o chefe da Nvidia, Jensen Huang, disse no mês passado que sua empresa estava no processo de qualificação dos novos chips HBM da Samsung para suas unidades de processamento gráfico.

O que você está lendo é [Samsung vê lucro 10 vezes maior com alta de preços e demanda por chips].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...