Tchutchuca da China, Musk é oportunista sem caráter

Os ataques de Elon Musk ao Supremo Tribunal Federal e ao ministro Alexandre de Moraes parecem ter como principal objetivo angariar apoio político da extrema direita e sua periferia para garantir um ambiente favorável a seus negócios. Particularmente, o sul-africano americano procura evitar que o Brasil, a exemplo de outros países, caminhe para regulamentar as plataformas digitais.

Musk é uma verdadeira Tchutchuca da China, onde o X é vetado pelas autoridades. As instalações da Tesla naquele país salvaram e salvam boa parte de sua lavoura. Suas relações com a cúpula do governo, ou seja, do Partido Comunista Chinês, são descritas como quase carnais. Não dá um pio sobre liberdade de expressão e outras prerrogativas democráticas.

No caso de um regramento democrático, claro que há regulamentações e regulamentações. A que seria justificável deveria considerar a premissa de que crimes reconhecidos como tais fora do ambiente digital também sejam passíveis de punição em seu âmbito.

O blá-blá-blá do magnata da Tesla, Space X e da plataforma X sobre liberdade de expressão é de um oportunismo constrangedor —e apenas expõe a falta de caráter da personagem.

O herói dos ultraconservadores parvos, todavia, não é bobo. Aproveitou-se de uma situação específica do Brasil para desafiar a Justiça e fazer campanha sobre o que seria uma tendência ditatorial do governo Lula em orquestração com o STF.

É uma movimentação que atravessa fronteiras e congrega um punhado de Olavos de Carvalhos internacionais. A farsa transcorre justo no momento em que se desmascara a tentativa frustrada de golpe de Jair Bolsonaro e seus asseclas. Como dizia Paulo Francis, nasce um otário a cada minuto.

Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha

Nada disso, contudo, obscurece a evidência de que o STF e o ministro Moraes precisam afinar seus instrumentos, depois de uma necessária elevação de tom para impor uma reação institucional ao bolsonarismo golpista —que cooptou a Procuradoria Geral da República, fazendo de Augusto Aras um pet do Planalto.

Como já se apontou, os inquéritos conduzidos por Moraes, com amplo apoio do tribunal, carecem de transparência e clamam por modulação. O magistrado está cultivando uma imagem de justiceiro que não faz bem à própria democracia.

O que você está lendo é [Tchutchuca da China, Musk é oportunista sem caráter].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...