Quem é Raye, que desafiou gravadora e bateu recorde no Grammy britânico

A cantora Raye viveu uma noite de noite de glória em março. Com o aclamado disco "My 21st Century Blues", ela venceu seis estatuetas no último Brit Awards, considerado o Grammy britânico, batendo o recorde de Adele e Harry Styles, que venceram quatro troféus de uma vez nas edições do ano passado e retrasado.

É sob essa onda de prestígio que Raye faz show pela primeira vez no Brasil, com uma passagem no festival C6 Fest, em São Paulo, e outra no clube Blue Note, no Rio de Janeiro.

Mas o período de bonança só veio após anos de angústia. Em 2014, Raye assinou contrato com a gravadora Polydor Records para lançar quatro discos. O problema é que a empresa nunca a considerou boa o suficiente para gravar álbuns completos, o que deixou a artista presa ao acordo.

A gravadora via nela potencial apenas para músicas lançadas de forma pontual, muito comerciais, quase genéricas. Mas Raye queria mais. "Era complicado. Não estávamos na mesma página há muito tempo. Me diziam que ninguém se importaria [com um disco], e que lançá-lo seria um desperdício de recursos", diz ela à Folha.

Dois dos seus maiores sucessos foram "You Don't Know Me", de 2016, e "Secrets", de 2023, ao lado do DJ Regard. São faixas que flertam com o eletrônico, feitas para as pistas, e que em nada se assemelham com o tipo de som que ela faz hoje em dia.

Raye sempre foi considerada uma letrista competente pelos engravatados da indústria. Mas isso não significa que ela aproveitava suas composições —era orientada a enviá-las para outros artistas, caso de Beyoncé, John Legend e Charli XCX, por exemplo.

O que você está lendo é [Quem é Raye, que desafiou gravadora e bateu recorde no Grammy britânico].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...