Especialistas em IA divergem sobre chegada de modelo que supera humanos

Uma série de avanços em inteligência artificial no último ano aumentou as expectativas para a chegada de máquinas que podem superar os humanos especialistas em uma variedade de tarefas intelectuais.

Com o progresso em IA parecendo acelerar, há um consenso quase unânime no Vale do Silício de que habilidades que pareciam inatingíveis há apenas alguns anos estão agora mais próximas.

Mas perguntar aos pesquisadores de IA exatamente quando eles esperam atingir esse marco produzirá mais discussões do que datas precisas.

Elon Musk, o bilionário da Tesla e SpaceX que está investindo quantias cada vez maiores de tempo e esforço em IA, disse esta semana que a chamada inteligência artificial geral (AGI, na sigla em inglês) poderia ser alcançada já no próximo ano.

Frequentemente usada como um atalho para máquinas cuja inteligência excede a dos humanos, a AGI é um conceito pouco preciso que é caracterizado por aqueles que tentam alcançá-la como um alvo móvel em vez de um destino fixo.

A declaração de Musk foi alvo de escárnio de pesquisadores rivais, incluindo Yann LeCun, cientista-chefe de IA da Meta, que argumenta que a chegada da AGI deve demorar décadas.

À medida que a corrida se intensifica para alcançar a AGI —e com ela a supremacia sobre uma tecnologia prevista para criar trilhões de dólares em valor—, veja como os principais nomes do setor estão apostando em quando e como ela pode chegar.

Leia mais

Musk emergiu como o maior otimista de IA do Vale do Silício. As melhorias do último ano em grandes modelos de linguagem —os sistemas que estão por trás de aplicativos como ChatGPT— e a potência computacional disponível para alimentá-los o levaram a antecipar sua previsão de AGI, disse ele esta semana.

"Minha suposição é que teremos IA mais inteligente do que qualquer humano por volta do final do próximo ano", disse Musk. Até o final desta década, as capacidades da IA provavelmente serão maiores do que as de toda a humanidade combinada, acrescentou.

A IA que vai muito além do nível de especialistas humanos individuais é frequentemente categorizada como "superinteligência", em vez de AGI.

"A IA é a tecnologia que avança mais rapidamente que já vi de qualquer tipo, e já vi muita tecnologia", disse Musk a Nicolai Tangen, CEO da Norges Bank Investment Management.

O bilionário nascido na África do Sul tem sido consistentemente uma das vozes mais otimistas no setor de tecnologia, com suas previsões —como para as capacidades dos Teslas autônomos— frequentemente se mostrando excessivamente otimistas.

Alguns veem um incentivo financeiro por trás de seus comentários mais recentes. Musk —um dos fundadores da OpenAI que saiu após conflitos no conselho— está tentando levantar bilhões de dólares para sua própria startup de IA, xAI.

O que você está lendo é [Especialistas em IA divergem sobre chegada de modelo que supera humanos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...