Ajustar o tipo de treino com o ciclo menstrual ajuda a melhorar o desempenho nas atividades físicas

Aumento da frequência cardíaca, queimação nos músculos e suor são algumas alterações corporais experimentadas durante a prática de atividades físicas. Esses incômodos são somados a mudanças de humor e cólicas quando o exercício é praticado durante o período menstrual. Especialistas dizem que, para driblar esses sintomas, os treinos precisam ser ajustados para cada fase do ciclo menstrual, para que sejam prazerosos e tragam alterações emocionais positivas.

O ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação e termina no dia anterior ao da menstruação do mês seguinte. Carolina Fernandes Giacometti, ginecologista do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que os dois principais hormônios do ciclo que podem alterar o humor são o estrogênio e a progesterona.

Na primeira fase do ciclo menstrual, da menstruação até a ovulação, o hormônio que predomina é o estrogênio. Na segunda metade, da ovulação até a próxima menstruação, é a progesterona. Segundo a ginecologista, o estrogênio é um hormônio que atua no nosso humor de forma muito benéfica. "Nessa fase do ciclo, geralmente, é quando estamos mais dispostas", diz.

"Já a progesterona pode dar um pouco mais de desânimo e de variabilidade emocional" afirma Giacometti, acrescentando que, com a proximidade da menstruação e a queda da progesterona, pode aparecer também a TPM (tensão pré-menstrual).

A ginecologista destaca que, ao longo do ciclo, acontece "uma diferença de performance bem importante na atividade física. Quando a pessoa está menstruada, o desempenho físico pode ser ruim. Nessa fase, o ideal é que os treinos sejam leves, voltados para alguma coisa que dá prazer para essa pessoa, eventualmente uma ioga, alguma coisa que seja um pouco mais recreativa".

Segundo Giacometti, a melhor fase para treinos de alta intensidade é depois da menstruação. Na fase seguinte, da ovulação, os mais indicados são exercícios de resistência, como a musculação. "No período pré-ovulatório, temos um pico de testosterona, o que favorece a realização de atividades físicas de resistência", conta.

No período pré-ovulatório, temos um pico de testosterona, o que favorece a realização de atividades físicas de resistência

Carolina Fernandes Giacometti

ginecologista

Depois da ovulação, os treinos ideais são os de moderada intensidade. "A performance ainda é boa, mas já cai um pouco se comparado com a fase antes da ovulação", explica Giacomett.

Na fase pré-menstrual, o desempenho já é fraco, segundo a ginecologista, e os exercícios físicos leves e focados no aeróbico são os mais indicados. A ginecologista lembra que quem usa pílula anticoncepcional "tem esse ciclo bloqueado e não vai conseguir desfrutar dessa variabilidade hormonal ao longo do mês".

O que você está lendo é [Ajustar o tipo de treino com o ciclo menstrual ajuda a melhorar o desempenho nas atividades físicas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...