Todos os 12 jurados são escolhidos em 3º dia de julgamento de Trump

Os 12 jurados do julgamento criminal do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foram escolhidos nesta quinta-feira (18). O juiz do caso, Juan Merchan, afirma que as declarações iniciais das partes podem começar na segunda-feira (22).

Há ainda a necessidade de seleção de seis suplentes para o júri. Mais cedo nesta quinta, dois jurados haviam sido dispensados.

Logo no início do terceiro dia do julgamento, uma mulher pediu para deixar o grupo após afirmar que se sentia intimidada porque alguns aspectos de sua identidade foram tornados públicos. Pouco depois, promotores alegaram que outro jurado não havia revelado ter tido problemas com a lei no passado. O juiz Merchan decidiu dispensá-lo após questioná-lo, mas não explicou os motivos da decisão.

Dirigindo-se ao tribunal, a primeira jurada disse que familiares, amigos e colegas entraram em contato com ela após deduzirem por meio de notícias na imprensa que ela estava no júri. "Neste momento, não acredito que posso ser imparcial e isenta e evitar que influências externas afetem minhas decisões no tribunal", disse a jurada, que estava entre os sete que haviam sido selecionados no início desta semana.

"Nós acabamos de perder o que provavelmente seria uma jurada muito boa", disse o juiz do caso, Juan Merchan, depois que ela foi dispensada. Ele pediu que a imprensa não divulgue respostas dos jurados em potencial sobre onde trabalham.

Trump responde à acusação de, durante a campanha eleitoral de 2016, ter comprado o silêncio de uma atriz pornô com quem teria tido um relacionamento. O ex-presidente diz ser inocente e nega que tenha se relacionado com Stormy Daniels. Na segunda (11), ele afirmou ser vítima de perseguição política.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

A decisão da jurada colocou em evidência o alto nível de pressões em torno do primeiro julgamento criminal de um ex-presidente dos EUA. Trump tem criticado testemunhas, funcionários do tribunal envolvidos no caso e seus parentes, levando o juiz, também alvo de críticas do republicano, a impor uma ordem parcial de silêncio sobre ele.

A expectativa após as desistências era de que o processo de escolha poderia durar mais de uma semana.

Os candidatos a formar o júri tinham que responder a um questionário exaustivo de 42 perguntas que se concentra especialmente em saber se eles se sentem capazes de julgar, com equidade e imparcialidade, um caso altamente midiatizado e politizado, além de quais jornais costumam ler e as redes sociais que utilizam. O juiz disse que as identidades dos 12 jurados e 6 suplentes permanecerão anônimas, exceto para Trump, seus advogados e promotores.

O que você está lendo é [Todos os 12 jurados são escolhidos em 3º dia de julgamento de Trump].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...