Como Endrick, casais fazem acordo para regular namoro que inclui até regra para lavar a louça

Brigar na rua é proibido. Se terminar, não tem volta. Eu te amo é obrigatório. Deixar o parceiro confortável é essencial. Ir dormir brigado está fora de cogitação. Lavar a louça é tarefa única e exclusivamente dele.

Essas são algumas normas incluídas em acordos firmados por casais para regular o namoro. O assunto ganhou destaque após o jogador Endrick, 17, contar no podcast PodDelas que firmou um contrato com a namorada e influenciadora Gabriely Miranda, 21.

As cláusulas estabelecem que eles são obrigados a dizer "eu te amo" em qualquer situação e andar sempre de mãos dadas. Está vedado sob pena de multa discutir ou brigar na frente dos outros, mudanças drásticas de comportamento e ir dormir ou sair de casa enquanto estiverem brigados. Quem quebrar alguma das regras tem que pagar uma multa no fim do mês.

O acordo não passa, é claro, de uma brincadeira do casal e não tem validade jurídica. A advogada de família Amanda Gimenes afirma que acordos legítimos entre namorados ocorrem em situações diferentes e quando envolvem proteção de patrimônios.

No contrato do namoro oficial, a intenção é firmar um documento que deixe claro que aquela relação é um namoro, não uma união estável. "O namoro tem um compromisso, mas não as mesmas obrigações do casamento, como assistência, fidelidade e coabitação", diz ela.

O documento é recomendado por advogados no Brasil, já que a Justiça não estipula um período para que a união estável seja reconhecida. Segundo a lei, basta comprovar convivência pública, contínua e duradoura, estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Hoje, Gimenes calcula que mais clientes a procuram para fazer um contrato de namoro do que de união estável, sendo a grande maioria mulheres. "Elas não querem confusão patrimonial, já vieram de outros relacionamentos e têm filhos."

O advogado Conrado Paulino da Rosa diz que é comum que pessoas que estão nos primeiros relacionamentos se apaixonem e sintam que não precisam de respaldo jurídico. "Acham que são o alecrim dourado, que com elas vai ser diferente", afirma. Por isso, ele defende a importância dos contratos. "Precisamos ser racionais nestes momentos."

Apesar da orientação de procurar um advogado, a maioria dos casais estabelece tratos na informalidade para manter uma relação mais harmoniosa.

O que você está lendo é [Como Endrick, casais fazem acordo para regular namoro que inclui até regra para lavar a louça].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...