Filme baseado em A Queda do Céu, de Kopenawa, leva a Cannes a força yanomami

O xamã Davi Kopenawa costuma dizer que usa a palavra para atingir o coração dos brancos como uma flecha. Os cineastas Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha escolheram outros meios para alcançar esse objetivo.

Os dois verteram em som e imagem o incensado "A Queda do Céu", livro de Kopenawa escrito em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert.

O documentário leva o mesmo nome da obra e tem objetivos parecidos –fazer uma contraposição aos valores ocidentais e levar a cosmologia yanomami aos napë pë, ou seja, às populações não indígenas.

O resultado desse esforço será apresentado na Quinzena dos Realizadores, mostra paralela ao Festival de Cannes, que acontece entre os dias 14 e 25 do próximo mês, voltada a diretores independentes e contemporâneos.

"Essa é uma janela para o mundo, um espaço fecundo e cheio de ousadia", diz Eryk Rocha, cineasta que disputou a Palma de Ouro de melhor curta-metragem há duas décadas por "Quimera" e recebeu o Olho de Ouro de melhor documentário por "Cinema Novo", em 2016.

Ele diz que participar da mostra representa uma dupla celebração. A primeira tem a ver com a possibilidade de levar a força poética do povo yanomami para fora do país. "Ao mesmo tempo, é uma alegria colocar o nosso filme em um espaço que está em sintonia com o cinema que a gente faz, ou seja, não hegemônico e ensaístico."

O que você está lendo é [Filme baseado em A Queda do Céu, de Kopenawa, leva a Cannes a força yanomami].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...