Cinemateca disponibiliza coleção sobre cinemas de rua; veja imagens

A Cinemateca Brasileira disponibilizou gratuitamente em seu site 1.500 documentos sobre cinemas de rua que pertencem a seu acervo. São folhetos de inauguração, convites e panfletos promocionais e de programação que contam a história de salas de exibição de cidades como São Paulo, Rio e Porto Alegre.

Os documentos abrangem o período entre 1909 e o final da década de 1970. Há, por exemplo, publicações que anuncia a inauguração dos cines Metro e Astor, ambos em São Paulo. O primeiro integrou a chamada Cinelândia paulista e funcionou de 1938 até 1997 no centro da capital paulista. O Astor foi aberto em 1960 no Conjunto Nacional e possuía, segundo o folheto, "uma beleza impecável" e inovações tecnológicas de "importância excepcional".

Também curioso é o material de divulgação do longa "Psicose" (1960), de Alfred Hitchcock. Nele, o diretor britânico faz várias recomendações à plateia. Diz que o gerente do cinema "recebeu instruções, sob risco de sua própria vida, de não permitir a entrada de qualquer pessoa após o início do filme". O mestre pede ainda que o público não divulgue o final: "É o único que temos".

O que você está lendo é [Cinemateca disponibiliza coleção sobre cinemas de rua; veja imagens].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...