Por que crescimento chinês surpreende e preocupa o mundo

Esta é a edição da newsletter China, terra do meio, desta terça-feira (23). Quer recebê-la toda semana no seu email? Inscreva-se abaixo

Receba no seu email os grandes temas da China explicados e contextualizados

A economia chinesa está de volta, comemoraram as autoridades governamentais comemoram após o país registrar crescimento de 5,3% no primeiro trimestre deste ano. O dado surpreendeu, já que as previsões mais otimistas apontavam para 4,6% de alta na atividade.

Com o resultado, analistas passaram a questionar se o risco de crise econômica tinha sido exagerado nos últimos meses. Será?

Os números reportados apontam para uma recuperação impulsionada por aumento de investimento fabril e consequente crescimento da produção industrial chinesa. O governo está novamente colocando dinheiro nos setores produtivos de exportação, o que fez aumentar a contribuição chinesa no bolo do comércio global.

A estratégia tem motivação clara. A economia dá sinais de fraqueza no consumo doméstico, parte central da política de dupla circulação introduzida há vários anos por Xi Jinping.

Famílias chinesas ainda parecem reticentes ao risco, e outros microdados divulgados pelo Gabinete Nacional de Economia mostram que o mercado imobiliário segue em baixa. Com consumidores domésticos comprando menos, há clara motivação para que as empresas locais invistam no mercado externo.

O que você está lendo é [Por que crescimento chinês surpreende e preocupa o mundo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...